Laço | Da Redação | 06/08/2023 07h27

Laço Comprido confirma datas das provas que abrem temporada

Compartilhe:

O CLC (Circuito de Laço Comprido) confirmou as datas da cavalgada e do Campeonato Brasileiro 2023 de Laço Comprido. A competição acontecerá do dia 31 de julho a 13 de agosto. 

O adiamento acontece por conta da não emissão da Carta de Viabilidade por parte da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). O motivo é uma suspeita de zoonose em um animal que está em isolamento em uma área próxima ao CLC.

“Diante dessa situação, e visando a segurança dos animais que participarão do evento, foi necessário tomar essa decisão”, informou em nota.

A 9ª edição da competição de laço comprido será sediada no CLC (Circuito Laço Comprido) Parque do Peão, de Campo Grande. A nova data escolhida reunirá o 18° Potro do Futuro ABQM, o maior encontro da raça de cavalos Quarto de Milha do País, e o Brasileirão.

O evento é chamado de Mega Brasileirão de Laço Comprido e entrará para o calendário como o maior evento relacionado a cavalos do País. Além disso, haverá shows, leilões, praça de alimentação e exposições.

A suspeita é que a zoonose que tenha adiado a cavalgada e a competição seja a doença de mormo. Mas não foi confirmada pela Iagro ou CLC.

O órgão competente no Estado é a Iagro. A reportagem contatou para saber sobre a doença, o resultado das análises e o risco que a possível zoonose pode representar para os equinos, outras classes de animais e para humanos. Ainda não houve retorno.

Doença de mormo – A doença de mormo é causada pela bactéria Burkholderia mallei. Ela pode ser transmitida por meio do contato direto com fluidos corporais de animais infectados, como secreções nasais e lesões.

Os sintomas iniciais do mormo podem ser sutis, dificultando o diagnóstico precoce. No entanto, à medida que a doença progride, os animais apresentam febre alta, fraqueza, perda de peso, secreção nasal espessa e inflamação dos gânglios linfáticos. Em estágios avançados, ocorrem úlceras e abscessos na pele e nas mucosas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS