Laço | Da Redação | 05/06/2019 15h29

Campo Grande recebe Campeonato Nacional de Laço Comprido ABCPaint

Compartilhe:

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Paint (ABCPaint) vai realizar o Campeonato Nacional e Potro do Futuro de Laço Comprido neste domingo (9). O evento será realizado no tradicional palco equestre da modalidade (Laço Comprido): Parque do Peão, do Circuito de Laço Comprido (CLC), em Campo Grande (MS).

Organizado pela Paint MS, regional da Raça em Mato Grosso do Sul, o evento encerra o Nacional e Potro do Futuro (P.F.) de 2018 da ABCPaint, que teve início em Avaré (SP) e não contou com provas de Laço por questões contratuais.

O Nacional e o P.F. receberão inscrições para o Laço Comprido Técnico e Boi Laçado, nas categorias Aberta, Amador e Amazonas (C.N – Boi Laçado).

Haverá o rateio de 100% das inscrições para a premiação, retirando-se apenas a taxa de gado. O evento na capital sul-mato-grossense será transmitido ao vivo no canal do YouTube do CLC.

O Paint Horse é originário dos Estados Unidos e é conhecido por sua beleza por conta de sua pelagem diferenciada. Assim como uma impressão digital, todo exemplar da raça é único, não existindo dois iguais. Portanto, esta é considera a raça equestre mais exótica do mundo.

A raça está presente no Brasil há pouco mais de 20 anos, sendo considerada relativamente nova em comparação com outros exemplares de equinos no país. A história do Paint no país teve seu início com a fundação da ABCPaint no interior paulista e logo se espalhou por todo o território nacional.

Empatado com outros dois estados, Mato Grosso do Sul ocupa a segunda colocação no Ranking do número de criadores de Paint Horse no Brasil e é o quinto estado com maior plantel, ou seja, em número de animais ativos.

Paint Horse e Laço Comprido

O Paint Horse é resultado do cruzamento entre o Puro Sangue Inglês (PSI) e o Mustang Americano. Além de sua beleza exótica, o Paint também é extremamente versátil, tendo ampla utilização nos trabalhos diários nos Haras e Fazendas.

O Laço Comprido é uma modalidade equestre que reúne participantes de todas as idades. A prova consiste basicamente em laçar os dois chifres do boi. O esporte se popularizou em estados onde existem muitos campos abertos, sendo necessário laçar o gado a fim de tratá-lo com vacina, por exemplo.

O bem-estar animal também é uma das grandes preocupações dos organizadores e participantes da prova. Não existe nenhum tipo de imobilização ao boi, ele é laçado, não é puxado de nenhuma maneira e logo em seguida é solto.

Serviço

Evento: Campeonato Nacional e Potro do Futuro ABCPaint de Laço Comprido
Data: 9 de junho de 2019, domingo
Local: Parque do Peão-CLC, Campo Grande (MS) – Rodovia MS-010, quilômetro 4.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS