Karatê | Lucas Castro | 27/04/2019 12h50

Karatê de MS garante três medalhas no Sul-Americano 2019

Compartilhe:

Três caratecas de Mato Grosso do Sul foram medalhistas no no Campeonato Sul-Americano de Karatê 2019, disputado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ao todo, cinco atletas sul-mato-grossenses foram convocados pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) para a competição, de 22 a 27 de abril, nas categorias sub-14, cadete, júnior, sub-21 e sênior.

Thiago Rian Domingos Cardoso de Andrade foi o responsável por trazer a medalha de ouro para o estado. O atleta foi primeiro lugar na modalidade kumite individual, categoria cadete (14/15 anos), acima de 70 quilos.

As outras duas medalhas foram de bronze. Miguel de Paula e Silva Júnior garantiu a terceira colocação pela categoria sub-14 (12/13 anos), modalidade kumite individual. O carateca representou o estado e país na categoria até 50 quilos.

Já Erick Kenji Medrado Taira foi bronze pela sub-21, até 94 quilos, no estilo kumite individual. Taira repete sua colocação do Sul-Americano do ano passado, em Guayaquil (Equador), quando disputou a categoria júnior, até 76 quilos.

Com os resultados obtidos, os três caratecas garantiram classificação ao Campeonato Pan-Americano (sub-14, cadete, júnior e sub-21) deste ano, que será realizado de 27 a 31 de agosto, em Guayaquil, no Equador. Caso consigam boa colocação no Pan, os atletas conquistam vaga ao Campeonato Mundial, nas categorias cadete, júnior e sub-21, que ocorrerá em Santiago, capital do Chile, de 23 a 27 de outubro de 2019.

Arani Franco, técnico de Erick Taira, acompanhou a delegação sul-mato-grossense e fez uma avaliação da campanha dos atletas. “Todos lutaram muito bem, honraram nosso estado, foram para cima e, de maneira alguma, recuaram. Lutaram até o fim, suaram em busca do pódio e não deixaram a desejar para nenhum outro país”, disse ao Esporte Ágil.

Os outros participantes de Mato Grosso do Sul foram:

  • Camilly Rodrigues Vitorino (Kumite individual - Sub-14 fem., acima de 47 kg)
  • Vitor de Souza Pereira (Kumite individual - Cadete masc., até 70 kg)

O Brasil foi campeão no quadro geral de medalhas por países, com 57 medalhas no total: 17 de ouro, 15 de prata e 25 de bronze. O Chile ficou em segundo, com 36 medalhas, sendo 13 de ouro, 9 de prata e 14 de bronze. A Venezuela veio na sequência, ao faturar 19 medalhas (6 de ouro, 1 de prata e 12 de bronze. A Argentina foi a última colocada, com apenas uma medalha de bronze.

Confira a classificação final completa neste link.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS