Karatê | Da Redação | 09/07/2020 06h45

Carateca Enzo Bassi recebe capacitação online da CBK

Compartilhe:

O carateca Enzo Gabriel Bassi conquistou sua vaga para a Seleção Brasileira de Karatê, na categoria sub-14, faixa roxa a preta, em março deste ano. Devido à pandemia do Novo Coronavírus, que se alastrou pelo mundo inteiro, os campeonatos internacionais foram cancelados e todos os atletas que conquistaram a vaga na Seleção Brasileira ficaram sem competir, assim como ficaram sem os treinos da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

Sem atividades presenciais e pensando no bem-estar, no psicológico e no preparo físico dos atletas, a Confederação Brasileira de Karatê então disponibilizou uma comissão técnica formada de sete sensei, para ministrar treinos e de psicólogos, nutricionista, profissionais na de Educação Física, para ministrar palestras online aos caratecas.

De acordo com o carateca Enzo Bassi, as palestras online acontecem para os 115 atletas de todas as categorias da seleção, as terças-feiras, das 19h às 20h. Já os treinos online da categoria sub-14 e cadete, na modalidade shiai/kumitê (combate), acontecem as quintas-feiras, das 18h às 19h.

Bassi também conta que aos sábados, das 16h às 17h30, ocorre o intercâmbio de treinamento online com os atletas das seleções da América do Sul. “Com os treinos ocorrendo aos sábados, já tive a oportunidade de treinar com atletas da Seleção da Argentina, sendo que os treinos também foram comandados pela comissão técnica argentina e outro treino pela comissão técnica brasileira”.

Enzo Bassi realiza os treinamentos da CBK em sua casa (Foto: Reprodução)

O carateca explicou que a cada quinta-feira o treino é ministrado por um sensei, e os atletas são supervisionados pelos outros seis Senseis da Comissão Técnica, e até o momento quem ministrou foram Ulisses Máximos, de Sergipe; Vanderlei Machado e Fabrício Siqueira, de Santa Catarina, Marcelo Oguido, do Paraná e Filipe Hardy, do Distrito Federal. “Enquanto um sensei ministra o treino, os demais fazem o monitoramento dos atletas para corrigir os exercícios que estiverem sendo mal executados”, relatou.

Para Bassi, treinar pela CBK é uma experiência incrível, pois os treinos são de alto rendimento, e, além disso, receber capacitação técnica de vários senseis é grandioso para seu rendimento, sem contar a troca de experiencia com atletas de altíssimo nível. De acordo com o atleta, os treinos são puxados e de alta qualidade. “Todo o trabalho que a CBK vem realizando com nós, atletas, é voltado para o nosso alto rendimento de fato”.

A entidade realiza um projeto de trabalho a longo prazo visando competições dos próximos anos. Segundo o carateca, ser treinando pela CBK neste momento de pandemia lhe dá motivação para os futuros campeonatos internacionais que estão por vir. “Quando a CBK retomou suas atividades, foi de uma forma bem intensa e de muita qualidade, pois estão preocupados com a sanidade mental e com a qualidade física de todos nós atletas. Além disso, o trabalho já vem sendo voltado para competições importantes que ocorrerão em 2021, 2022 e 2023, e isso tem me motivado a treinar melhor a cada dia”.

Carateca recebendo as orientações da Confederação Brasileira de Karate (Foto: Reprodução)

Antes da Confederação Brasileira começar os treinos, ela colheu todas as informações sobre como estavam sendo os treinos antes e durante a pandemia dos atletas, através de questionários e e-mails. Dessa forma, ela pode montar um calendário de preparação muito intenso. O carateca ressaltou que fazer parte da Seleção é incrível, pois é receber toda a atenção e apoio da CBK tem sido muito importante e gratificante. “É satisfatório fazer parte deste projeto, e eu sou grato por tudo”, finalizou.

Enzo Bassi continua também treinando online com o seu professor, Sensei Hélio Arakaki, e recebe acompanhamento da equipe multidisciplinar de preparação física de Andrei Noleto; dos fisioterapeutas Célio Anderson da Silva e Irene Raimuldo dos Santos e Silva; da nutricionista Verenice Bassi; da psicóloga Dalva Mol e da coach Valéria Vidotti.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS