Karatê | Lucas Castro | 26/04/2019 11h23

Atletas de MS representam seleção brasileira no Sul-Americano de Karatê

Compartilhe:

Cinco atletas de Mato Grosso do Sul foram convocados pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) para representar o país no Campeonato Sul-Americano de Karatê 2019, que começou dia 22 e vai até dia 28 de abril, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

A competição será disputada nas categorias sub-14, cadete, júnior, sub-21 e sênior.

De acordo com o documento de convocação da CBK, os custos com passagem aérea do Brasil à Bolívia, o transporte interno/traslado em Santa Cruz de la Sierra e alimentação durante a competição serão arcados pelos próprios atletas ou por seus patrocinadores.

A entidade vai bancar os custos com hospedagem, inscrição dos atletas e técnicos, uniforme dos atletas (agasalho e camisa da CBK) e passagens dos membros da comissão técnica da seleção brasileira.

Os atletas sul-mato-grossenses convocados foram:

  • Miguel de Paula e Silva Júnior (Kumite individual - Sub-14 masc., até 50 kg)
  • Camilly Rodrigues Vitorino (Kumite individual - Sub-14 fem., acima de 47 kg)
  • Vitor de Souza Pereira (Kumite individual - Cadete masc., até 70 kg)
  • Thiago Rian D. C. de Andrade (Kumite individual - Cadete masc., acima de 70 kg)
  • Erick Kenji Medrado Taira (Kumite individual - Sub-21 masc. até 84 kg)

No Sul-Americano do ano passado, disputado em abril, em Guayaquil (Equador), Erick Taira foi bronze na categoria júnior, até 76 quilos. O ouro veio no Pan-Americano de 2018, pela mesma categoria. O carateca campo-grandense também garantiu a primeira colocação no Campeonato Brasileiro de Karatê – Fase Classificatória 2019, em Brasília-DF. O atleta trouxe a medalha dourada no peito pelo sub-21 (18 a 20 anos), até 84 quilos.

Erick Taira no Brasileiro 2019 - fase classificatória, em Brasília-DF (Foto: Arquivo pessoal)

Além de Taira, Thiago Andrade também garantiu a medalha dourada no Brasileiro deste ano, pela categoria cadete (14 e 15 anos), acima de 70 quilos. Vitor Pereira foi bronze, na categoria cadete até 70 quilos.

Ao Esporte Ágil, Erick Taira falou do desafio de subir de peso e categoria para o Sul-Americano deste ano. “É outra categoria, são outras pessoas e isso dificulta mais, porque, conforme aumenta a categoria, aumenta também o nível de dificuldade. No ano passado, eu já sabia que subiria de peso. Então, fui treinando para pegar o ritmo da categoria superior e conseguir a classificação. No ano passado, fui bronze, mas treinei almejando o primeiro lugar. Espero trazer o ouro agora”.

Arani Franco é técnico de Taira no Rádio Clube e acompanhará o atleta no campeonato internacional. Ele afirma que as chances de pódio são grandes, tanto para seu aluno, quanto para os outros quatro representantes sul-mato-grossenses. “Todos vão chegar lá e fazer bonito, eu tenho certeza disso. São atletas que se dedicam bastante e já possuem certa experiência em competições fora. Acredito que lutarão de igual para igual”.

Arani Franco e Erick Taira (Foto: Arquivo pessoal)

“Desde o Sul-Americano do ano passado, estou acompanhando os atletas adversários da categoria que ele viria a lutar em 2019. São atletas que, devido à continuidade em competições internacionais, conhecemos o jogo, temos uma leitura do que está acontecendo. Nós vamos impor nosso ritmo, nossa estratégia. O Erick é bicampeão Pan-Americano, então esperamos um pódio dele”, disse Franco, ao Esporte Ágil.

Para Franco, a constante participação de caratecas de Mato Grosso do Sul em competições a nível internacional é o principal estímulo para a evolução da modalidade. “Participar sempre destes campeonatos é estar a um passo na frente, porque a informação chega primeiro. Em 2019, completo 10 anos consecutivos colocando atletas na seleção brasileira. Então, há uma década viajo para Pan, Sul-Americano e Mundiais, de dois em dois anos. A gente tem de estar lá, trocando informações, ver o que acontece e trazer toda essa bagagem para nosso estado”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS