Karatê | Com Fundesporte | 18/12/2023 10h43

Atletas de MS brilham em competição mundial de karatê, no Chile

Compartilhe:

Nos dias 9 e 10 de dezembro, Santiago, capital do Chile, recebeu a sexta edição da Copa do Mundo de Karatê Iko Matsushima. Na equipe que representou o Brasil, três karatecas eram de Dourados, sendo que dois deles se tornaram campeões mundiais. Para assegurar vaga à competição, os atletas tiveram que vencer o Campeonato Brasileiro em suas respectivas categorias.

Pedro Henrique Américo, da Associação Olímpica de karatê kyokushinkaikan, foi campeão na categoria leve avançado, na classe de 14 anos, após encarar quatro adversários. Ele é um dos destaques no estado e apesar da pouca idade, o carateca já é faixa preta em sua modalidade, sendo apenas o segundo mais jovem na América do Sul a conseguir tal graduação.

“A experiência dele foi inesquecível, ele gostou demais, vinha treinando diariamente para esse evento, era um sonho dele ser campeão mundial. Iniciou os treinos com quatro anos de idade e durante essa carreira, ele já tem dois campeonatos brasileiros, foi cinco vezes campeão estadual no karate e agora é campeão mundial. Também teve o campeonato europeu em 2017, onde foi campeão em Barcelona”, relata Sedenir de Lima Américo, pai de Pedro.

Já Lucas Palácio foi campeão na categoria pesado, entre karatecas de 15 anos. O sul-mato-grossense relatou como foi a experiência na competição e também como enxerga o esporte em sua vida.

“Eu estava muito animado para participar do campeonato e sabia que seria um desafio difícil. A competição foi muito disputada, com atletas de todo o mundo. Tive que dar o meu melhor em cada luta, e foi uma sensação incrível vencer o primeiro lugar. Foi um momento de muita alegria e satisfação. Me senti realizado por ter alcançado meu objetivo, e também por ter representado o Brasil com orgulho. O campeonato World Cup I.KO Matsushima foi uma oportunidade de aprender e crescer como atleta”, diz.

Segundo ele, o campeonato lhe deu a oportunidade de conhecer diferentes culturas e estilos de luta. “Essa experiência me fez perceber que o karatê kyokushin é um esporte universal, que pode unir pessoas de todo o mundo e estou muito feliz por ter participado do campeonato, e estou ansioso para continuar treinando e competindo. O karatê é minha paixão, e eu vou continuar lutando para alcançar meus objetivos”, completa.

O professor Waldeir Belarmino da Silva é responsável por atender mais de 70 estudantes da Escola Estadual Ver. Moacir Djalma Barros, em Dourados, através do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), desenvolvido pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), articulada com a SED (Secretaria de Estado da Educação). Sensei de Pedro Henrique, o técnico conta que o atleta se preparou por cinco meses para a competição mundial na capital chilena. “Nesses cinco meses, ele atingiu a meta que estabelecemos e que precisava. Treinamos três vezes ao dia e o resultado no Chile foi muito bom. O Pedro é um garoto que vem do esporte muito forte, ele pratica desde criança e consegue, com facilidade, adquirir uma resistência muito rápida”.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda parabenizou a participação com êxito dos atletas sul-mato-grossenses no Mundial. “Essa vitória não apenas enche nossos corações de alegria, mas também destaca o talento excepcional e o dedicado treinamento que nossos atletas têm recebido. É um testemunho do comprometimento do estado com o esporte e da qualidade de nossos programas de treinamento. Parabéns aos campeões que elevaram o nome do nosso estado no cenário internacional e inspiraram uma nova geração de atletas a alcançar o sucesso”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS