Judô | Da Redação/Com CBJ | 05/04/2019 17h17

Judocas de MS são convocados para Treinamento de Campo Internacional

Compartilhe:

O judô é uma modalidade com calendário repleto de competições, tanto a nível estadual, nacional e até internacional. Aproveitando uma brecha no calendário, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) promove o Treinamento de Campo Internacional, em Pindamonhangaba, São Paulo. A atividade, promovida em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil reúne, no período de 31 de março a 12 de abril, cerca de 300 atletas de nove países.

A atleta sul-mato-grossense Alexia Vitória Nascimento, do Judô Futuro e Gabryel Vieira, do Judô Clube Rocha/Rádio, ambos da seleção brasileira sub-18, foram convocados para participarem do treinamento no interior de São Paulo. Segundo a Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), o sensei Amadeu Dias de Moura Júnior, supervisor técnico da CBJ também acompanha o treinamento.

Para o pai e técnico de Alexia, Alessandro Nascimento, o Treinamento de Campo Internacional é mais uma oportunidade de adquirir experiência, ao lado de atletas de alto nível. Segundo ele, é a primeira vez que a campo-grandense participa deste evento em meio à equipe sênior. “A CBJ consegue trazer, com esse treinamento, diversas potências do cenário mundial. Para a Alexia, é uma maravilha. Imagina a evolução dela treinando com atletas de ponta de todo o mundo. Isso vai ser muito bom e vai ajudar no desenvolvimento tanto técnico, quanto psicológico”, disse ao Esporte Ágil.

Alexia no embarque para SP (Foto: Divulgação/Judô Futuro)

Alessandro Nascimento ressalta que o treinamento de campo também serve como inspiração e motivação para outros judocas de Mato Grosso do Sul. “Tendo uma representante nesse treinamento da CBJ, demonstra que qualquer atleta do Estado tem nível para competir, principalmente aqueles que levam os treinamentos a sério, têm um foco. Isso serve de estímulo para outros judocas acreditarem que podem chegar até lá”.

Confira também: Esporte Ágil entrevista novo presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul, José Ovídio Duarte da Silva

A atleta do Judô Futuro conquistou, recentemente, a medalha de prata no International Thuringia Cup, disputado em Bad Blankenburg, na Alemanha. A atleta fez cinco lutas no torneio, venceu as quatro primeiras, mas perdeu a final na categoria -48kg.

Pela seleção brasileira sub-18, Gabryel Vieira foi bronze no Pan-Americano e ouro no Sul-Americano de 2018, em Córdoba, na Argentina. Na ocasião, o atleta do Clube Rocha foi o único de Mato Grosso do Sul convocado para as seleções do naipe masculino.

Gabryel participou do treinamento de campo sub-21 em janeiro (Foto: Arquivo pessoal)

O Treinamento

Segundo a CBJ, é a terceira vez que este tipo de concentração, com participação de judocas do exterior, acontece no município paulista do Vale do Paraíba. Neste ano, vieram as seleções da França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Croácia, Argentina, Equador e Chile. Em outros anos, passaram por lá as principais estrelas de potências como Rússia e Azerbaijão.

O formato do treino é o mesmo dos grandes campings internacionais, como Castelldefels e Mittersill, com uma programação de treinos inteiramente voltada para os randoris, ou treinos de luta.

"A gente planejou esse treinamento aqui em Pinda com bastante randori para aproveitar o treino com os estrangeiros. Temos equipes da Europa, equipes pan-americanas e queremos aproveitar para aprender a lutar em situações diferentes, dominar atletas diferentes", explica a técnica da seleção masculina do Brasil, Yuko Fujii.

*Com informações da CBJ.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS