Judô | Lucas Castro – Fundesporte | 18/03/2022 10h04

Delegação sul-mato-grossense disputa Grand Prix de Judô Paralímpico

Compartilhe:

A delegação sul-mato-grossense de judô paralímpico embarca, nesta sexta-feira (18), rumo a São Paulo (SP), para a disputa do Grand Prix da categoria. Os 17 atletas que compõem a equipe contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O evento ocorre neste fim de semana, de 18 a 20 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Nesta edição do Grand Prix concorrerão 117 atletas de todo o Brasil. Mato Grosso do Sul vai representado por paratletas do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac) e Associação de Judô Caminho Suave (AJCS), ambos de Campo Grande.

Organizados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), os combates terão regras diferentes das edições anteriores: as sete antigas divisões de peso foram substituídas por apenas quatro, além de uma nova classificação oftalmológica. Na nova classificação, cegos totais poderão lutar apenas com cegos totais, ao invés de competirem com pessoas que possuem percepção de vulto ou definição de imagem.

“Gostei muito da nova classificação. Eu como atleta com baixa visão tenho vantagem lutando contra os atletas cegos”, disse a paratleta Hellen Cordeiro, que compete pela primeira vez na categoria até 57 quilos. “Fico nervosa por nunca ter lutado neste peso, mas estou confiante e pensando coisas boas”, declara a judoca, de 19 anos, que treina ao menos seis vezes na semana. Além do apoio do Governo do Estado para participar da competição, Hellen também é beneficiária do Bolsa Atleta, programa estadual coordenado pela Fundesporte.

A competição ocorre entre os dias 18 a 20 de março no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, Capital. Os atletas sul-mato-grossenses têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS