Judô | Lucas Castro – Fundesporte | 19/05/2022 13h11

Bolsista conquista 2° lugar na maior competição escolar do mundo

Compartilhe:

O judô paralímpico sul-mato-grossense tem mais um motivo para se encher de orgulho: a judoca Larissa Barros de Oliveira conquistou a medalha de prata na Gymnasiade 2022, maior evento esportivo escolar do mundo. Larissa faz parte da delegação brasileira presente no evento, que neste ano acontece de 14 a 22 de maio, na Normandia, região localizada no Noroeste da França.

Larissa, de 16 anos, é beneficiária do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado viabilizado por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). “Quando olhamos para a representatividade esportiva sul-mato-grossense a nível mundial, vemos que nossos investimentos estão surtindo resultados”, declara o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Essa foi a primeira vez que o evento contou com modalidades paralímpicas, e já alcançamos uma medalha de prata. Com certeza temos muito a esperar dos próximos anos”, conclui.

A judoca disputou na classe J1 (cegos totais ou com percepção de luz), na categoria até 57 quilogramas. “Ela lutou contra uma atleta espanhola que possui um pouco mais de experiência, e mesmo assim foi ótima”, declara a técnica Anne Thalita Silva, treinadora de Larissa. A disputa foi contra a judoca Maria Manzanero, da Espanha.

“A adversária possuía mais experiência em competições internacionais, então vinha com uma bagagem maior. Ainda assim, a Larissa conseguiu lutar muito bem. Acredito que o Gymnasiade vai impactar positivamente o resto de sua vida, por conta da interação entre diferentes modalidades e nacionalidades”, conclui a treinadora, que é responsável pelo setor paralímpico da Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer (Gedel) da Fundesporte.

A atleta representou o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac), de Campo Grande, e coleciona participação em inúmeras competições, entre elas as Paralimpíadas Escolares, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar, organizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A Gymnasiade 2022, os Jogos Escolares Mundiais, acontecem de 14 a 22 de maio, na Normandia, na França. O evento internacional acontece a cada dois anos e reúne mais de 100 países em cada edição. Esportes convencionais também estão no programa: tiro com arco, atletismo, badminton, basquete 3x3, vôlei de praia, boxe, dança, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, orientação, rugby, natação, tênis de mesa, taekwondo e luta olímpica. Além do judô, o paralímpico conta com o atletismo e a natação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS