Judô | Lucas Castro/Com CBJ | 18/06/2019 16h19

Árbitros de MS participam de curso da Federação Internacional de Judô

Compartilhe:

Três árbitros de Mato Grosso do Sul participam do Curso de Instrutor da Federação Internacional de Judô (FIJ), em Pindamonhangaba-SP. O evento, realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Comitê Olímpico do Brasil (Cob), por meio do programa Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (Coi).

O curso é inédito no país. As aulas acontecem de 17 a 22 de junho e são ministradas por renomados professores da IJF Academy.

Os membros sul-mato-grossenses da arbitragem presentes no curso são Luis Emílio Villanueva, Antônio Carlos Esmi e Gustawo Tolentino. Os três possuem graduação FIJ B.

Entre os palestrantes estão Daniel Lascau, diretor esportivo da FIJ e campeão mundial em 1991, e o japonês Sanshiro Yamamoto, especialista em Kata e membro do departamento de graduação do Instituto Kodokan.

(Foto: Divulgação/FJMS)

A IJF Academy disponibiliza, atualmente, em sua plataforma digital quatro cursos diferentes para atletas, treinadores, árbitros, e gestores que trabalham com judô: Instrutor de Judô, Treinador de Judô, IJF Nage-Waza e Katame-Waza, além do Certificado de Gestão Esportiva no Judô. Todos eles são online, gratuitos e têm um período de aulas práticas, exceto o curso de gestão esportiva.

Em Pindamonhangaba, principal centro de concentração e treinamento do Time Brasil de Judô, estão sendo ministradas aulas práticas do curso de Instrutor de Judô. Essa fase é restrita aos treinadores que já concluíram as aulas teóricas online. A turma será formada por 48 alunos brasileiros (32 técnicos e 16 árbitros), além de três estrangeiros da Grécia, Argentina e Uruguai.

(Foto: Divulgação/FJMS)

O módulo Instrutor destina-se a auxiliar treinadores de judô para um trabalho eficaz com atletas jovens e iniciantes, que competem, sobretudo, a nível nacional. O programa desse curso engloba disciplinas teóricas, habilidades práticas de treinador e oferece mecanismos para que os técnicos continuem aprendendo.

(Foto: Divulgação/FJMS)

IJF Academy

A IJF Academy foi criada pela Federação Internacional de Judô, com o objetivo de educar treinadores, profissionais ligados ao esporte e também para ajudar ex-atletas a continuar seu caminho no Judô. A Academia é uma importante ferramenta de disseminação do conhecimento e dos valores do judô em todo o mundo.

O Brasil é um dos países com o maior número de participantes nos cursos da IJF Academy. Ao todo, 63 alunos brasileiros já concluíram seus estudos na academia da FIJ.

*Com informações da CBJ.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS