Jogos Escolares | Com CG Noticias | 05/07/2022 10h05

Premiação dos Jogos Escolares leva emoção aos atletas de Campo Grande

Compartilhe:

Após dois anos sem realização de eventos esportivos, devido ao isolamento social do período da pandemia, por consequência da do Covid-19, os alunos das escolas das redes Municipal, Estadual, Federal e instituições privadas puderam se emocionar ao receber os prêmios da 35ª Edição dos Jogos Escolares entregues pela Fundação Municipal do Esporte (Funesp).

Autoridades locais, diretores de escolas, professores, pais e responsáveis lotaram o auditório da Câmara Municipal de Campo Grande para entregar aos atletas classificados as medalhas e os troféus, de primeiro, segundo e terceiro lugar.

O estudante da Escola Municipal, Licurgo de Oliveira Bastos, Ruan Engles, classificado em terceiro lugar no atletismo (corrida), falou sobre a emoção de participar dos jogos. É a primeira vez que o atleta disputa um campeonato. “Gostei muito. Achei básica minha participação inicialmente, mas consegui classificar. Poderia ser melhor, mas é minha primeira vez. Eu curti bastante participar dos jogos, competir com outros atletas”.

Já o atleta paralímpico Davi Matos de Souza de Oliveira, de apenas 12 anos, é um dos premiados na modalidade bocha. “Estou me sentindo muito feliz é a primeira vez que participo. Ganhei o troféu e me sinto preparado para disputar mais vezes”, disse.

Mais que orgulhosa, a irmã do Davi, Júlia Matos, de 20 anos, foi prestigiá-lo. “Ver ele feliz e toda trajetória dele, empenho no esporte, realmente é muito incrível. Ele começou a treinar ano passado e já está sendo premiado”, comemorou.

No tênis de mesa, Larissa Pereira da Costa, de 15 anos, também levou premiação para casa. “Está muito feliz em ser premiada. Joguei outras vezes e não tinha alcançado o objetivo. Agora consegui ganhar como o incentivo da minha família e amigos”, afirmou.

Participaram do campeonato mais de 80 escolas, 51 da Rede Estadual, 20 da Rede Municipal, 15 particulares e uma Federal, totalizando 2.600 atletas. Foram disputadas as categorias A, de 15 a 17 anos – nascidos em 2005, 2006 e 2007 e B, de 12 a 14 anos – nascidos em 2008, 2009 e 2010.

Foram disputadas várias modalidades esportivas como: Atletismo, Ciclismo, Natação-Feminino, Natação-Masculino, Badminton, Tênis de Mesa, Xadrez, Judô, Karatê, Tae Kwon Do, Wrestling, Basquete 3×3, Vôlei de Praia e Basquetebol.

O evento teve o objetivo de desenvolver o intercâmbio esportivo entre estudantes, valorizando o caráter educativo, promover o esporte como resultado das atividades desenvolvidas na comunidade escolar.

Atletas paralímpicos serão premiados com medalhas e troféus. Nas modalidades coletivas serão premiados com troféus e medalhas. Nas modalidades individuais a premiação será de troféus, de primeiro, segundo e terceiro lugar e troféu da classificação Geral. As medalhas das modalidades individuais serão entregues para os representantes de cada instituição, no final do evento.

O diretor presidente da Fundação, Odair Serrano, destacou a importância do esporte para os estudantes. “Hoje estamos fechando com chave de ouro, essa premiação para essa garotada que são o futuro de nosso esporte. Certeza de que daqui sairão muitos atletas. Essa garotada merece”.

A Secretária Municipal de Educação, Alelis Gomes, que teve várias escolas da Rede Municipal de Ensino – REME, classificadas nos Jogos, ressaltou o esporte como uma ferramenta de ação contra as mazelas sociais.

“O esporte, ele ocupa o aluno, tira das ruas. Eu costumo dizer que, oxalá, tivesse vários esportes para ocupar essa meninada do que eles gostam, são apaixonados pelo esporte. As famílias gostam, tira da ociosidade”.

O vereador João Rocha, destacou o esporte como fomento na área social. “Temos o esporte como uma grande ferramenta de transformação, de formação e cidadania.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS