Jogos Escolares | Da redação | 27/05/2008 10h32

Dom Bosco e Licurgo são os campeões no xadrez dos JEMS

Compartilhe:

São Gabriel do Oeste (MS) - João Seade e Susana Boschetti venceram a modalidade de xadrez dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS) 2008, que foi disputada em São Gabriel do Oeste nos dias 23 e 24 de maio e promovido pela Fundesporte. Os campeões individuais de cada categoria representarão o Estado nas Olimpíadas Escolares para alunos entre 12 e 14 anos, que será disputada em Poços de Caldas (MG) em setembro.

Nesta edição o xadrez masculino contou com oito municípios e 16 alunos-enxadristas. João Seade, de Três Lagoas, e Felipe Cristino, de Campo Grande, terminaram empatados com quatro vitorias e um empate entre ambos, mas o critério de desempate técnico favoreceu ao três-lagoense por um ponto e meio nos milésimos totais. Em terceiro lugar ficou Alan Valter, de Campo Grande.

No feminino sete municípios entraram na disputa com 13 enxadristas brigando pelo título e a vaga para os JEBs, com destaque para o bicampeonato de Susana Boschetti, de Campo Grande. O segundo lugar foi de Marjana da Silva, de Corumbá, e o terceiro de Loreane Conte, de Três Lagoas.

Por equipes no xadrez masculino o primeiro lugar ficou com o Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande, de Felipe Cristino e Alan Valter, com oito pontos e meio, em segundo ficou a Funlec de Três Lagoas, de João Seade e Matheus de Souza, com sete pontos e meio, e em terceiro ficou o Salesiano Santa Teresa de Corumbá, de Eric Marracini e Otavio Jard, com seis pontos, seguidos de São Gabriel d'Oeste, Ponta Porã, Maracaju, Porto Murtinho e Dourados.

A classificação final por equipes feminino apontou como bicampeã a Escola Municipal Licurgo de Oliveira de Campo Grande, de Susana Boschetti e Vanessa Nogales, com oito pontos, em segundo o Colégio Objetivo de Corumbá, de Marjana da Silva e Fernanda Reyes, com seis pontos, e em terceiro a Funlec de Três Lagoas, de Loreane Conte e Maria Galvani, com seis pontos - desempate técnico foi a melhor classificação individual -, seguidos de Dourados, Maracaju, Ponta Porá e Porto Murtinho.

A coordenação técnica da modalidade foi da Federação Sul-mato-grossense de Xadrez, que atuou com Orlando Silvestre como árbitro principal, Nazir Salim e Rubens Gazineu como adjuntos e Adriana Medeiros como oficial da mesa de controle e secretaria. O sistema de disputa foi o suíço em cinco rodadas com o ritmo de jogo de trinta minutos nocaute.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS