Jogos Abertos | Da redação | 22/09/2008 12h05

Neon "lava a alma" e vence a UCDB no basquete masculino

Compartilhe:

Capital

Campo Grande (MS) - O Neon Concursos conquistou neste domingo, 21 de setembro, o título no basquete masculino da 30ª edição dos Jogos Abertos de Campo Grande, promovidos pela Fundação Municipal de Esportes - Funesp.

Na decisão, os campeões venceram a UCDB/CDB, por 96 a 81. Para o proprietário do Neon Concursos, Onei Fernando Savioli, a vitória de seu time "é bom para o basquete de Campo Grande, pois garante mais uma equipe 'chegando cada vez mais longe'".

O terceiro lugar ficou com o Colégio Salesiano Dom Bosco/UCDB, que bateu o Desportivo América por 68 a 64. A quinta posição foi da Funlec, seguida pelo Elpídio Reis.

Hegemonia quebrada - A equipe quebrou a hegemonia do clube salesiano na competição, com os reforços dos corumbaenses Marcelo Carvalho (Marcelão) e Estefesson Giulliard da Silva Chaves (Cheche) - antes no Santa Teresa de Corumbá - e Jeovam Pereira de Brito (Urso) - antes na Ággil.

Onei acrescenta que, para que o basquete sul-mato-grossense tenha um destaque maior entre os diversos esportes, é necessário "diálogo" entre as entidades envolvidas com a modalidade: "Precisa haver conversa. Hoje, têm muitos focos, muitas coisas pontuais sendo feitas. A mudança tem que partir de todos, não basta vir de um ou outro lado. Hoje o que acontece? Temos a Liga e temos a Federação. Tem que haver diálogo. Não basta um ou outro lado estar aberto ao diálogo. Tem que partir de todos, como já disse."

Local - Os jogos pela disputa do terceiro lugar e a grande final foram realizados no Clube do Sesi, que fica no bairro José Abrão. Para grande parte dos torcedores, o local é distante. Onei Savioli afirma que, para o ano que vem, "já se poderia pensar em uma nova proposta de lugar".

O Clube do Sesi é parceiro da Funesp, promotora e organizadora dos Jogos Abertos de Campo Grande. "Nós cedemos o espaço. Essa é uma das formas de nós contribuirmos para a melhora do esporte na cidade", afirma o gerente de esportes do Sesi, Marcio Alexandre Alencar - que, na cerimônia da entrega de medalhas, foi o responsável por agraciar os atletas do Neon Concursos.

O presidente da Fundação Municipal de Esportes - Funesp, Carlos Alberto Assis, afirma que os ginásios onde poderiam ser realizados os eventos estavam sendo "ocupados". "Campo Grande, hoje, não pode ser considerada uma cidade pequena. Não tem mais como fazer os jogos em raios pequenos de distância. Não havia outro local disponível. Também é uma forma de prestigiar os moradores daquela região. Eles, talvez, não poderiam ver os jogos em outros locais. Mas, realmente, para o pessoal que não é daquela região ir assistir é longe."

Carlos Assis também não acredita que o público pequeno - formado em sua maioria por conhecidos, amigos ou familiares dos atletas - não faz com que a visibilidade do esporte seja prejudicada: "Os Jogos Abertos são apenas um evento dos vários que o basquetebol tem em Campo Grande. A Liga, a Federação, promovem eventos em outras regiões. Acredito que é uma forma de abrir espaço para aquela região. O ginásio de lá também é um excelente espaço e não deve nada a outros."

Final - O primeiro quarto de jogo foi dominado completamente pelo Neon Concursos: 26 a 06. A equipe do UCDB/CDB conseguiu vencer o segundo quarto, por 27 a 24. Para o segundo tempo, o técnico do time salesiano, Ronaldo Monteiro, expôs a seus jogadores suas táticas de jogo, em tom altíssimo, para tentar virar o placar.

Não deu resultado, 20 a 18 para o Neon. O UCDB/CDB não conseguiu tirar os pontos de vantagem do adversário. O marcador ficou em 15 pontos de vantagens para o Neon, 96 a 81. O cestinha do jogo foi Grilo (Neon Concursos), com 24 pontos. Pelo time do UCDB/CDB, Carlão foi o que mais pontuou, com um a menos que Grilo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS