Jogos Abertos | Com Prefeitura de Costa Rica | 29/08/2023 10h18

Jogos Culturais da Semed em Costa Rica promovem integração

Compartilhe:

Os Jogos Culturais de pipa, queimada e bets da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realizados no último domingo (27) no Centro de Eventos Ramez Tebet em Costa Rica, foram um dia de celebração da cultura popular. O evento contou com a participação de crianças, adolescentes, pais e membros da comunidade escolar, reunindo mais de 300 pessoas.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos prestigiou o evento e demonstrou o seu contentamento. “Essa iniciativa é fundamental para promover a integração entre as escolas, valorizar a cultura popular e proporcionar momentos de diversão e aprendizado para nossas crianças e adolescentes. Parabenizo todos os participantes e agradeço o empenho da equipe organizadora”, disse o gestor.

Uma das atividades realizadas durante os jogos foi a disputa de queimada, nas categorias mirim misto e infantil misto. Na categoria mirim misto, a Escola Fábio Rodrigues Barbosa conquistou o 1º lugar, seguida pela Escola Francisco Martins Carrijo em 2º lugar. Já na categoria infantil misto, a Escola Adenocre Alexandre de Morais ficou em 1º lugar, seguida pela Escola Santos Dumont em 2º lugar.

Outra competição que animou os participantes foi o jogo de bets, nas categorias mirim masculino e feminino, e infantil masculino e feminino. Na categoria mirim masculino, a Escola Joaquim Faustino Rosa conquistou o 1º lugar, enquanto a Escola Vale do Amanhecer ficou em 2º lugar. Na categoria mirim feminino, a Escola Francisco Martins Carrijo ficou em 1º lugar, seguida pela Escola Joaquim Faustino Rosa em 2º lugar. Na categoria infantil feminino, a Escola Fábio Rodrigues Barbosa ficou em 1º lugar, e a Escola Santos Dumont em 2º lugar. Já na categoria infantil masculino, a Escola Francisco Martins Carrijo ficou em 1º lugar, e a Escola Fábio Rodrigues Barbosa em 2º lugar.

Além das competições, também ocorreu a disputa de pipas, com premiações para diferentes categorias. Maria Valentina, da Escola Vale do Amanhecer, levou o prêmio de pipa de menor tamanho, enquanto Kaike Cavalcante, da Escola Joaquim Faustino Rosa, venceu na categoria de pipa de maior tamanho. Breno Barbosa, da Escola Joaquim Faustino Rosa, foi premiado pela pipa mais criativa, e Thayler Daniel, também da Escola Joaquim Faustino Rosa, pela pipa mais trabalhada em detalhes. A pipa mais bela e bonita foi condecorada a Beatriz Correa, da Escola Fábio Rodrigues Barbosa, e Pedro Arthur Ribeiro, também da Escola Fábio Rodrigues Barbosa, foi o vencedor na categoria de pipa que sobe mais alto. Destaque também para Asafe Zanelato, do CEI Sonho da Vovó Luzia Gomes da Costa, que, com apenas 3 anos, foi o aluno mais novo a conduzir uma pipa, e João Victor Neves, da E.E. Santos Dumont, que, aos 14 anos, foi o aluno mais velho a participar.

Durante o evento, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de aprender sobre a história e as regras das brincadeiras tradicionais, além de interagir com estudantes de outras escolas. A animação, descontração e a torcida marcaram presença, tornando o evento ainda mais especial.

A secretária de Educação, Maria Almeida também exaltou a realização do certame. "Os Jogos Culturais da Semed são uma oportunidade única de resgatar e valorizar as tradições culturais do nosso município. Através dessas atividades, as crianças e adolescentes têm a chance de vivenciar brincadeiras antigas e aprender sobre a importância da cultura popular. Agradeço a todos os envolvidos na organização e parabenizo os participantes pelo empenho e dedicação”, disse.

O objetivo dos Jogos Culturais foi valorizar a cultura popular e promover a integração entre os estudantes das escolas de Costa Rica. Essa iniciativa proporcionou momentos de diversão, aprendizado e fortalecimento dos laços comunitários. Através das brincadeiras e competições, as crianças puderam vivenciar a tradição cultural de forma lúdica e saudável.

Esses jogos são de extrema importância, pois valorizam as raízes culturais do município e incentivam o resgate de brincadeiras tradicionais. Além disso, promovem a prática esportiva e o trabalho em equipe, contribuindo para o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes.

O coordenador do Desporto Escolar, professor Rubens Pereira Lima que esteve à frente da organização, resumiu o sucesso do evento. "Os Jogos Culturais da Semed em Costa Rica foram um sucesso absoluto. Ver a participação e o entusiasmo das crianças e adolescentes nas diferentes atividades foi emocionante. Além de promover a integração entre as escolas, esses jogos proporcionaram momentos de aprendizado e diversão, resgatando brincadeiras tradicionais e valorizando a cultura popular. Parabenizo a todos os participantes e agradeço a todos os professores e equipe organizadora que tornaram esse evento possível”, destaca.

Os Jogos Culturais da Semed são uma oportunidade de promover a cultura popular como forma de educação e lazer, resgatando tradições e fortalecendo a identidade cultural da comunidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS