Radicada nos EUA, destaque de MS cobra apoio a jovens atletas
A campo-grandense Thaynara Victoria Soares da Silva, de 21 anos, tem ganhado destaque nas competições internacionais. A trajetória da atleta, que iniciou sua carreira no estado e atualmente mora nos Estados Unidos, reflete o crescimento do esporte em Mato Grosso do Sul e a busca pela evolução técnica e profissional.
Ela destaca que o jiu-jitsu tem crescido em Mato Grosso do Sul nos últimos anos, principalmente pelo destaque de atletas em competições internacionais, tanto nas faixas coloridas quanto na preta.
“Vejo que essa evolução vem dos mestres incríveis que nosso estado tem, os quais sempre procuram se manter atualizados sobre o que vem acontecendo nos maiores torneios e levam para as suas academias”, afirmou.
A atleta acredita que o esporte poderia crescer ainda mais com o apoio de empresas, que poderiam investir no início da carreira dos atletas. “Às vezes não precisam de muito, pagar a inscrição para um campeonato já é um grande passo, dessa forma também terá a marca de sua empresa sendo representada por esse atleta”, afirmou.
A base técnica de Thaynara foi construída em Mato Grosso do Sul, onde ela teve a oportunidade de aprender com diversos professores renomados. “Tive diversos professores que me ensinaram da melhor forma, Bruno e Breno Damieri, Douglas Muriel, Rafael Magalhães são alguns dos professores que me ensinaram no MS e eu sou a soma de cada um deles, graças a isso venho me destacando no esporte”, contou.
Em 2021, Thaynara se transferiu para São Paulo, onde passou a integrar a equipe Dreamart, com a qual se manteve até hoje. No ano seguinte, ela foi para Houston, Texas, para treinar para os principais eventos de jiu-jitsu, após a abertura de uma filial da equipe na cidade. A atleta recebeu todo o suporte necessário para sua adaptação. “Eles deram todo o amparo que eu precisava. Hoje em dia tenho o visto de atleta, e por isso continuo nos EUA para treinar e competir”, explicou.
Para Thaynara, o maior desafio nas competições internacionais, principalmente no nível da faixa preta, é a pressão psicológica. “Na faixa preta todas as lutas são no mais alto nível, todos vão competir no seu melhor estado, e buscar o mesmo que eu. Acredito que o mais desafiador é a parte mental para lidar com a pressão, vencer a si mesmo e sair com a vitória”, declarou.
Apesar do jiu-jitsu ser um esporte tradicionalmente dominado por homens, Thaynara nunca enfrentou preconceito por ser mulher. “Graças a Deus eu nunca passei por isso, sempre estive em equipes que me respeitaram muito como mulher no tatame”, afirmou. No entanto, ela reconhece que o preconceito ainda é uma realidade para muitas mulheres no esporte, ressaltando a importância da representatividade feminina.
Thaynara compartilhou que a principal diferença no seu dia a dia de treino nos Estados Unidos é a disponibilidade de oportunidades, algo que ainda é limitado em Campo Grande. “Aqui consigo apenas treinar e competir e sei que essa é a realidade da minoria em Campo Grande devido à necessidade de também trabalhar para se manter. Outro ponto é a facilidade, por acontecer a maioria dos grandes eventos do jiu-jitsu, fica mais fácil de competir todos e assim também ganhar visibilidade”, explicou.
Entre seus objetivos no esporte, Thaynara almeja conquistar o Grandslam na faixa preta, o que significa vencer os maiores campeonatos de jiu-jitsu. Além disso, ela planeja apoiar projetos sociais e incentivar mais mulheres a se envolverem no esporte, não apenas para competir, mas também para a autodefesa. “Quero ajudar projetos sociais, assim como o que comecei, e introduzir mais mulheres no tatame não apenas para a competição, mas também para a autodefesa, que tem uma grande importância para todas nós”, revelou.
Thaynara aconselha os jovens atletas de jiu-jitsu de Mato Grosso do Sul a persistirem em seus sonhos e objetivos. “Jamais desistir dos seus sonhos, algo que deixo salvo no meu coração é que é impossível dar errado para aqueles que não desistem. Persistam em seus objetivos, criem metas e trabalhem duro”, afirmou. Ela também recomenda que os atletas invistam em um bom marketing nas redes sociais, pois isso pode ser decisivo para que as oportunidades apareçam.
-
Campeonato Estadual Sub-13 começa com quatro jogos neste fim de semana
Campeonato Estadual Sub-13 começa com quatro jogos
-
Funcespp abre inscrições para futebol de salão
Funcespp abre inscrições para futebol de salão
-
Quarterback do Cobrarés fala sobre evolução do Flag Football no Brasil
Lica Lira, quarterback do Cobrarés Flag Football, compartilhou sua relação no esporte
-
Geração Olímpica conquista 5 vagas para o Campeonato Regional de Judô
Geração Olímpica conquista 5 vagas para o Campeonato de Judô
PARCEIROS
- Sexta-feira, 21 de Março de 2025
- Futebol Campeonato Estadual Sub-13 começa com quatro jogos neste fim de semana Com foto Com vídeo
- Domingo, 23 de Março de 2025
- Futebol Funcespp abre inscrições para futebol de salão Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 21 de Março de 2025
- Flag Football Quarterback do Cobrarés fala sobre evolução do Flag Football no Brasil Com foto Com vídeo
- Sábado, 22 de Março de 2025
- Judô Geração Olímpica conquista 5 vagas para o Campeonato Regional de Judô Com foto Com vídeo
Tweets by esporteagil