Indígenas | Da redação | 04/04/2016 14h19

Jogos Indígenas reúnem mais de 700 atletas na Capital

Compartilhe:

A 11ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas, realizada no domingo (03.04) na Praça Elias Gadia, contou com a participação de 20 comunidades. O evento, promovido pela Prefeitura e realizado pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp) contou com as modalidades de lança, arco e flecha e atletismo.

Ao abrir oficialmente os Jogos, o prefeito Alcides Bernal disse que valorizar as comunidades indígenas faz parte da sua gestão e que, mesmo em período de crise financeira, o executivo não poderia deixar de realizar esta competição de grande importância para as comunidades.

“Na nossa administração sempre tivemos política pública voltada para a comunidade indígena. Voltamos há seis meses e retornamos as ações que tinham sido interrompidas porque consideramos que o esporte é um importante instrumento de interação de todos os povos”, destacou o prefeito.

O coordenador de Esporte e Lazer da Funesp, Marcos Ortega que a participação neste ano foi expressiva. "Este ano tivemos maior participação das comunidades com 700 atletas de 20 comunidades, uma evolução. No ano passado os jogos contaram com 500 atletas”, explicou. Além da Funesp, o evento teve a colaboração da Secretaria de Segurança Pública, de Saúde, entre outras.

O titular da Sub-Coordenadoria de Assuntos Indígenas, Adierson Venâncio Mota, da etnia terena lembrou a importância desse evento. "No ano passado não tivemos tanta participação, mas esse evento atendeu as expectativas devido à organização, item importante para o sucesso”, disse. Segundo Mota, Campo Grande tem 11 mil indígenas nas comunidades e cinco aldeias urbanas, sendo a segunda maior população do Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS