Hipismo | Cecília Paes/da Redação | 27/08/2012 13h20

VI Etapa da FSMH e curso de juízes aconteceram neste fim de semana

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O fim de semana foi agitado na Sede Hípica do Círculo Militar de Campo Grande. O curso de formação de juízes estaduais, programado para começar na quarta-feira (22), foi atrasado e aconteceu na quinta e sexta-feira, às 19h. O palestrante era Pedro Cordeiro, um dos maiores conhecedores dos regulamentos da modalidade de salto no Brasil.

Pedro é ex-presidente da FHP (Federação de Hipismo Paulista), diretor de cursos da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) e juiz da FEI (Federação Eqüestre Internacional). Com 56 anos de idade e 30 de hipismo, Pedro Cordeiro é hoje um dos mais importantes personagens do hipismo no Brasil. Pedro disse ter ficado surpreso com o número de inscritos para o curso, principalmente porque não haviam apenas interessados em se tornarem juízes, mas também instrutores e alunos. "É interessante para o esporte que isso ocorra, porque mostra o interesse de todos em conhecerem o regulamento", afirmou.

Mesmo com a alteração nas datas do curso, nada mudou no programa do restante do final de semana: a sexta etapa do Estadual da Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo (FSMH) seguiu normalmente. O VI Concurso de Salto Estadual 2012 aconteceu entre os dias 24 e 26, também na hípica do Círculo, e contou ainda com Pedro Cordeiro como presidente do juri de campo, e Vailton Jaci Cordeiro, da FPrH (Federação Paranaense de Hipismo), como desenhador de percurso. 

A competição começou na sexta-feira (24), às 13h, com uma "Prova-Show", realizada em duplas, com cavalos e quadriciclos, em duas categorias para os cavalos: 80cm ou 1m, com máximo de 8 obstáculos. Para o quadriciclo, circuito balizado por cones.

No sábado e domingo foram disputadas as provas de 60cm, 80cm, 90cm, 1m, 1,10m e 1,20m. Com as duas provas mais altas houve, também, a inauguração da pista de grama, que recebeu o nome de Pista Égua Jocasta, em homenagem à égua que foi campeã brasileira em 2010. As demais provas foram disputadas na pista de areia.

A primeira prova com campeões definidos, primeira a terminar no domingo (25), foi a de 1,20m. Luis Ricardo Coutinho sagrou-se campeão geral da prova, na categoria aberta. Luis ressaltou a importância de trazermos juízes e armadores de fora, uma vez que a FSMH não possui esses quadros formados, "Isso nos dá a experiência que precisamos para estarmos nivelados quando saimos para saltar em competições fora". Ainda segundo ele, a pista de grama inaugurada no sábado, onde foi realizada a prova de 1,20m, veio para dar uma opção fora da pista de areia, que não está na forma ideal para receber provas mais fortes. "Essa nova pista é extremamente técnica, pela dimensão e por se tratar de grama. Uma pista que mostrou, nos resultados, selecionar quem tem um cavalo sob domínio, tecnicamente pronto, e conjustos maduros, como foi o caso do André Ferrari, com Princess Pietra do Anjo, e do Guilherme da Cunha, com o Mandrak", contou. Guilherme e André foram, respectivamente, campeão e vice da categoria jovens cavaleiros 1,20m.

"Gostaria também de parabenizar a FSMH pela iniciativa de formar um quadro de oficiais através do curso do Pedro Cordeiro, e da intensão de trazer o curso de desenhadores de percursos. Cabe, também, destacar a falta que fazem todas as entidades nos concursos da Federação. Sentimos falta do pessoal de Bela Vista, Dourados, Manege da Figueira e outros nesta etapa do Estadual. Não tivemos a prova de 1,30m, e isso deixa o hipismo enfraquecido. Precisamos de todos que fazem parte do circuito saltando", salientou Luis Ricardo. 

A VI etapa contou, de fato, com um número menor de participantes, uma vez que poucos representantes de Bela Vista vieram, e não houveram participações de conjuntos de Dourados, Ponta Porã e Amambai, como geralmente acontece.

Pedro Henrique Signorelli classificou-se em 5° lugar nos dois dias de competição, ficando em 3° no geral da sua prova, a de 80cm, montando Freedom Matpar, pela equipe GF de Hipismo, de Campo Grande."Não tinham muitas pessoas nesta etapa. Na minha categoria tinham apenas 14 pessoas, por exemplo", contou Pedro Henrique. O percurso do primeiro dia das escolinhas (60cm, 80cm e 90cm) estava fácil, segundo ele, mas precisava de atenção para algumas curvas e linhas (sequencia de obstáculos), "Mas, pelo que eu vi, o percurso das categorias de 1m para cima estavam bem difíceis". "Fiquei muito feliz com o meu 3° lugar no geral. Minha primeira prova do ano e já peguei colocação de pista nos 2 dias e geral, sendo que, no segundo dia, cai na distençao", acrescentou o menino de 13 anos. A campeã da categoria foi Anna Carolina Zornitta, montando Babaloo.

Os resultados completos de todas as categorias podem ser consultados no site oficial da FSMH.

A próxima etapa do Estadual acontece em Bela Vista - MS, de 14 a 16 de setembro, na pista do 10° RCMec, e deve contar com atletas da Capital, Bela Vista, Dourados, Amambai e Ponta Porã, civis e militares. Também haverá mais uma etapa da Copa Guaicurus de Salto, disputada por militares de cavalaria do MS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS