Handebol | Com Fundesporte | 06/12/2022 09h36

MS será representado pela primeira vez na final da Liga de Handebol

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul terá representação inédita na fase final da Liga Nacional de Handebol masculina. O Esporte Clube Máquinas Handebol/Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac) levará o nome do estado na principal competição de clubes da modalidade no país. A edição 2022 do campeonato acontecerá em São José (SC), com disputas de 7 a 10 de dezembro. A equipe sul-mato-grossense tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

De forma inédita, o time de Campo Grande foi campeão da Conferência Centro-Oeste, em outubro deste ano, em Brasília (DF), e garantiu vaga à etapa decisiva da Liga. Agora, no interior catarinense, o Máquinas/Adac vai encarar os melhores clubes das demais regiões. Os atletas embarcam nesta terça-feira (6).

Com 16 gols, Guilherme dos Santos Spironelli foi o artilheiro da Conferência Centro-Oeste e levou o título de melhor ponta-esquerda da competição. Para ele, estar entre as melhores equipes do Brasil já é um grande feito. “Estar nesse grupo seleto é muito gratificante, porque a gente treina muito e nos esforçamos bastante para chegar até aqui. Para o handebol do nosso estado, participar da fase final da Liga é algo muito representativo”, destaca o atleta, que é um dos idealizadores do Máquinas Handebol.

“Temos uma difícil batalha agora. Queremos chegar em São José (SC) e representar o estado da melhor forma possível. Vamos lutar e fazer jus ao nosso título de campeão da fase Centro-Oeste. Acreditamos nosso time, temos um bom elenco e vamos em busca de uma medalha para Mato Grosso do Sul”, finaliza Spironelli.

O Máquinas Handebol/Adac tem 14 jogadores: Daisson Capilé e Gean Alves (goleiros); Maxwell Pasquali e Thiago Ramos (armação central); Wildson Gomes e Fernando Bica (armação direita); Felipe Lamana e Alessandro Gonçalves (armação esquerda); Matheus Portela (armação); Giovani Franco (ponta-direita); Guilherme Spironelli e Samuel Souza (ponta-esquerda); Raphael Gobbo (meia-esquerda) e Rafael Nunes (pivô). A comissão técnica conta com Agnaldo Pereira Júnior (técnico), Elton Pereira de Melo (auxiliar técnico) e Jônathan Musulin Torelli (fisioterapeuta).

A competição

Ao todo, são oito equipes, divididas em dois grupos de quatro integrantes. O representante sul-mato-grossense está no grupo B, ao lado de Pinheiros (SP), Univali/Itajaí (SC) e Uninassau/Joca Vieira (PI). A chave A é composta por Handebol Taubaté (SP), Carajás Handebol (PA), Associação Cascavelense de Handebol (PR) e Vegus/Guarulhos (SP).

As disputas começam nesta quarta-feira (7), na Arena Multiuso de São José (SC), e o Máquinas/Adac estreia contra a Uninassau/Joca Vieira (PI), às 9h30 (horário de MS). Na quinta (8), no mesmo horário, o time campo-grandense enfrenta o Pinheiros (SP) e, na sexta-feira (9), encerra a fase classificatória diante da Univali/Itajaí (SC), às 7h45.

De acordo com o regulamento da competição, os primeiros colocados de cada grupo disputam a final direta no sábado (10). Os segundos melhores brigam pelo bronze. Já os que terminarem em terceiro nas chaves se enfrentam para assegurar o quinto lugar. Por fim, os últimos de cada grupo jogam para ver quem fica com a sétima colocação. Confira a tabela completa de jogos no Boletim 1.

Organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a Liga Nacional de Handebol existe desde 1997 e o Handebol Taubaté (SP) é o atual tricampeão. O vencedor e o vice-campeão desta edição garantem vaga ao Campeonato Sul-Centro Americano de clubes masculino 2023.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS