Handebol | Da redação | 21/01/2011 13h23

Capitão artilheiro é destaque na Seleção Olímpica Masculina

Compartilhe:

Santo André (SP) - O papel de capitão da Seleção Olímpica do Brasil cai como uma luva para Leonardo Bortolini, o Léo. Aos 33 anos, o jogador está em seu quinto Mundial e, além de cumprir bem a função de armador central e líder do grupo, ainda é o artilheiro do Brasil no Mundial da Suécia, com 26 gols nos cinco jogos da fase classificatória. Na estatística geral, Léo é o 11º colocado. Agora, o capitão comanda a Seleção na President´s Cup, torneio que define a classificação do 13º ao 24º. O primeiro jogo será amanhã (22), às 17h30 (Horário de Brasília), contra o Bahrain.

Para a disputa desse torneio, onde o Brasil lutará por uma boa colocação no Mundial, o armador central está otimista. Segundo Léo, a Seleção tem características importantes para a busca por um bom resultado. "Não conseguimos os resultados que esperávamos na fase classificatória, mas não podemos desanimar. Defender a Seleção Brasileira é uma honra", disse Léo, que lida bem com o papel de comandante do Brasil dentro de quadra.

"Nunca pensei especificamente no peso de ser capitão. Acho que vem naturalmente. Isso é o mais importante para um jogador que ocupa essa função, já que a liderança tem que vir sem imposições", comentou Léo, que destaca a importância do cargo. "Claro que ser capitão faz com que eu tenha uma responsabilidade a mais, mas vejo isso numa boa e não deixo que atrapalhe meu principal objetivo dentro de quadra, que é organizar o ataque e fazer com que os meus companheiros possam colocar em prática suas principais características".

O jogador acredita que conduzir a tarja de capitão seja reflexo, também, do seu bom relacionamento com o treinador da Seleção Brasileira, o espanhol Javier Garcia Cuesta. "Ele é um técnico com bom diálogo com os jogadores. Está sempre aberto a questionamentos e sugestões, principalmente comigo, em relação ao ataque. Isso faz com ele que tenha ainda mais confiança para colocar em prática as ações táticas ofensivas", explicou Léo.

Além do capitão, outros jogadores aparecem bem nas estatísticas do Mundial. Entre os artilheiros, o ponta Borges aparece com 19 gols, o pivô Vini, com 17, e dois jogadores brasileiros marcaram 16 vezes nos cinco primeiros jogos: Zeba e Japa. O artilheiro do Mundial é o norueguês Hayard Tvedten, que já marcou 33 gols, sete a mais que Léo. O armador Zeba é outro grande destaque da Seleção ao aparecer na segunda colocação na estatística de assistências, com 26. Acima dele, apenas o norueguês Erlend Mamelund, com 31. O armador Japa é o 10º melhor neste fundamento, com 16 assistências.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS