Handebol | Com Prefeitura de Aquidauana | 19/11/2022 07h13

Alunos de Aquidauana garantem pódio para Seleção Handebol de MS

Compartilhe:

A seleção de handebol masculino de Mato Grosso do Sul na faixa etária de 15 a 17 anos, ficou em terceiro lugar nos Jogos da Juventude Brasileiro da segunda divisão disputados em Aracaju-SE.

A seleção sul-mato-grossense tem a base formada por oito estudantes/atletas da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade, de Aquidauana e tem o professor aquidauanense Cristio Duarte como responsável técnico da seleção.

O evento esportivo teve a duração de 16 dias, e envolveu mais de 4.100 jovens de 1.856 escolas dos 27 estados do país, os Jogos foram considerados um sucesso pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador do torneio.

Entre os diversos pontos positivos pode-se destacar o novo formato, reunindo em uma única edição os melhores atletas do país com idade até 17 anos em 16 modalidades.

Para o professor Cristio Duarte, o resultado da seleção deve ser muito valorizado e é uma experiência única para a garotada. “Não é fácil sair aqui do Estado e disputar em igualdade de condições com atletas, que jogam as principais competições realizadas no Brasil e no exterior. Nossa atuação é digna de reconhecimento, os nossos atletas merecem esta consideração, fizemos ótimos jogos e por pouco não conseguimos a vaga para a primeira divisão, ficamos entre as três melhores equipes do país na segunda divisão”, afirmou Cristio.

A trajetória sul-mato-grossense na competição teve cinco jogos com quatro vitória e apenas uma derrota, confira os resultados: 1ª fase: Mato Grosso do Sul 23 x 22 Amazonas, Mato Grosso do Sul 28 x 21 Pernambuco e Mato Grosso do Sul 23 x 11 Rio Grande do Norte; Fase semifinal - Mato Grosso do Sul 17 x 21 Maranhão; disputa do terceiro lugar - Mato Grosso do Sul 30 x 28 Amazonas.

A Seleção Sul-mato-grossense 3ª melhor colocada do Brasil nos Jogos da Juventude é formada pelos seguintes atletas: Carlos Eduardo, Deivison Pereira, Gustavo Belardo, João Vitor, Luiz Fernando, Marcos Eduardo, Moises Neis, Pedro Vinicius, Samuel Cardoso, Vinicius Geraldi e Wiclefer Saimon e técnico-professor Cristio Duarte.

Vale destacar que essa participação de Aquidauana, com tamanha representação na seleção estadual deve-se ao trabalho de base que é feito desde 2015, sob comando do professor Cristio Duarte e, que a partir de 2017, ganhou maior apoio com a gestão do prefeito Odilon Ribeiro na implantação de políticas públicas de apoio do esporte estudantil através da FEMA.

“Este é o terceiro Campeonato da Juventude Brasileiro em que tenho a alegria de participar e dirigir uma seleção estadual. Estamos agradecidos pelo apoio que o prefeito Odilon e a FEMA têm nos dados, juntamente com os pais e familiares dos nossos atletas. Quero parabenizar e agradecer a cada aluno-atleta pela dedicação e resultado que juntos alcançamos”, pontuou o professor Cristio Duarte.

A participação aquidauanense nos Jogos da Juventude em Aracaju-SE contou com apoio da Prefeitura de Aquidauana, por meio da Fundação de Esportes do Município (FEMA) e Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS