Ginástica | Lucas Castro | 02/09/2019 14h59

Lívia Brunel faz história ao conquistar 3 ouros no Regional Centro-Oeste de Ginástica Rítmica

Compartilhe:

Lívia Cristiny Brunel entrou para a história da ginástica rítmica de Mato Grosso do Sul. A ginasta faturou três medalhas de ouro no Torneio Regional Centro-Oeste de Ginástica Rítmica 2019.

O evento foi organizado pela Federação Tocantinense de Ginástica Rítmica (FTGR), com chancela da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

A competição foi realizada no Ginásio Ayrton Senna, em Palmas, capital do Tocantins, nos dias 16 e 17 de agosto. Mais de 200 atletas estiveram no torneio.

Tocantins, estado-sede, foi representado por três equipes. Participaram também oito agremiações de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A competição teve ainda árbitros da Bahia, São Paulo e Goiás.

A atleta da Associação Sul-Mato-Grossense de Ginástica Rítmica (Assumagir) subiu no lugar mais alto do pódio na prova de mãos livres (com 19,45 de nota), no aparelho corda (pontuação de 17,50) e no individual geral (36,95) na categoria infantil, para ginastas de 11 a 12 anos (nascidos de 2007 a 2008).

Lívia e Maria Gimenez, presidente da Assumagir (Foto: Divulgação)

Dentro da classe infantil, Lívia integrou o Nível 2, composto por ginastas que nunca participaram do Torneio Regional. Ou seja, as três medalhas douradas vieram na estreia da sul-mato-grossense na competição.

Lívia entrou para a história da modalidade no estado (Foto: Divulgação)

Na classificação final individual, Lívia Brunel superou Anna Massoto (2º lugar), do Clube de Associados da Aeronáutica de Brasília (Cassab-DF); Cecília Póvoa (3º), da Associação de Ginástica Rítmica (AGR) de Palmas-TO e Isa Maris de Borba (4º), também do Cassab-DF.

Com o desempenho, Lívia Brunel está classificada para a etapa nacional, que acontecerá de 16 a 20 de outubro em São Bernardo do Campo, em São Paulo. 

A fundadora e presidente da Assumagir, Maria Justina Gimenez afirma que três ouros obtidos em uma única edição do Regional Centro-Oeste é uma conquista inédita para Mato Grosso do Sul. “Nunca havia acontecido. Já ganhamos um ouro e uma prata, e fomos campeões geral na categoria adulto com a ex-ginasta Ianka Soares, que agora é a técnica da Lívia”.

Ginasta de MS no lugar mais deseja do pódio (Foto: Divulgação)

Segundo a professora da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas, e árbitra da modalidade, Kelly Cristina, a equipe sul-mato-grossense teve de desembolsar cerca de R$ 1,5 mil com passagens aéreas. “Os gastos são bem grandes, porque cada equipe tem de custear sua passagem, hospedagem, alimentação, então acaba saindo muito caro. De Mato Grosso do Sul para Tocantins a passagem aérea estava muito cara, eles não conseguem vir de ônibus”, disse em entrevista ao programa CBN Tocantins Esportes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS