Ginástica | Da redação | 24/10/2017 05h45

Ex-ginasta Laís Souza profere palestra na abertura do IV Congresso Saberes em Ação da UCDB

Compartilhe:

Inclusão e superação — Laís Souza, a palestrante da abertura do IV Saberes em Ação da Universidade Católica Dom Bosco é um exemplo dessas atitudes e sobre isso falará com os acadêmicos, professores, colaboradores e visitantes nesta terça-feira (24), às 19h, nas quadras poliesportivas do campus Tamandaré. Considerado o maior evento científico de Mato Grosso do Sul, que ganha este ano status internacional, o Saberes em Ação segue até dia 26, com mais de mil trabalhos apresentados, mesas-redondas, palestras, mostra de produtos e atrações culturais.

Laís terá uma programação especial no campus da Católica. Na manhã do dia 24, a partir das 8h30, a ex-atleta da seleção brasileira de ginástica artística participa de uma coletiva de imprensa e conhecerá dois projetos de extensão que atendem pacientes com deficiência, o Cogni-Ação e o Vida Nova. No período noturno, profere a palestra e será homenageada pela Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul, que fará uma apresentação especial.

Os projetos de extensão Vida Nova e o Cogni-Ação são oferecidos gratuitamente pela UCDB por meio do trabalho de acadêmicos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

No Projeto Vida Nova da UCDB são atendidas hoje mais de 100 pessoas, incluindo alunos da Pestalozzi. Por meio de exercícios físicos, o projeto desenvolve a autonomia, o fortalecimento muscular e a saúde de forma geral. Já o Cogni-Ação iniciou em 2011 como projeto de pesquisa e há quatro anos como projeto de extensão, contando com a participação de 40 acadêmicos de Fisioterapia e de Psicologia. O objetivo é avaliar, estimular e reabilitar as pessoas com lesões no cérebro, distúrbios de memória, dificuldade na linguagem, ou portadores de deficiências decorrentes de disfunções neurológicas presentes nos diferentes ciclos de vida. São atendidos hoje 150 pacientes.

“Muitas vezes, temos de nos reinventar para enfrentar os desafios, mas temos que seguir em frente. Acho que as pessoas com deficiência vêm tendo mais liberdade para falar e pontuar o que está certo e errado, e, com isso, consequentemente, todos estão aprendendo. Acho que muita coisa tem melhorado e existem muitas pessoas com boa vontade para fazer as coisas mudarem, mas falta muito ainda”, comentou Laís, que ficou tetraplégica após um acidente em uma pista de esqui.

Programação
Além da palestra, o Saberes em Ação trará mesas-redondas e palestras com especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas. Entre os temas abordados estão direitos humanos e a realidade da mulher na sociedade, mudanças climáticas e impactos econômicos, culturais e socioambientais, rota bioceânica e a cooperação acadêmica, experiências em obras de engenharia e cálculos de risco e diálogos necessários na construção de uma postura inclusiva em diversas áreas.

O evento terá a participação de alunos do ensino médio, da graduação, professores, colaboradores, e as inscrições continuam abertas, gratuitamente, pelo site www.ucdb.br/saberesemacao. Entre os objetivos do Saberes em Ação está a promoção da difusão do conhecimento e o intercâmbio entre ensino-pesquisa-extensão da UCDB, divulgação da produção acadêmica, a reflexão teórico-metodológica envolvida nas experiências de cunho científico dos docentes, discentes e técnicos administrativos da Instituição, entre outros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS