Ginástica | Com CG Noticias | 03/07/2023 11h31

Atletas do Campeonato Brasileiro de Ginástica elogiam Guanandizão

Compartilhe:

O estádio do Guanandizão sempre foi palco de grandes eventos, shows e turnês musicais, além de campeonatos de peso. Neste final de semana, acontece no local o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, que leva o encantamento dessa modalidade para esse espaço que, tradicionalmente já é conhecido pela população campo-grandense. As atletas da modalidade elogiaram a estrutura do local que, segundo elas, vai contribuir para o bom desempenho durante as apresentações.

A ginasta Rafaela Miranda Moraes, de 15 anos, que veio da cidade de São Caetano, estado de São Paulo, para competir, falou sobre a impressão do local e a expectativa desta competição. Essa é a primeira disputa dela em um campeonato brasileiro. “Estou gostando bastante. Eu achei muito bom competir aqui; o ginásio é adequado, observei que não aquela quantidade enorme de focos de luzes espalhadas no local e que na hora da apresentação, é um fator que atrapalha a gente; esse é um fator muito importante para quem faz apresentações de ginástica. Achei que o complexo proporciona um ambiente e adequado para a ginástica”, considera a ginasta, que compete na modalidade desde 2021.

Já Eduarda Nantes Carneiro, 16 anos, é de Campo Grande e pratica ginástica há 12 anos. “Sempre foi meu sonho participar do circuito brasileiro e estar competindo dentro do Guanandizão. Aqui é maravilhoso, não tem o probema do vento que atrapalha quando trabalhamos a modalidade com a fita. O espaço é amplo e atende de maneira eficiene as ginastas”, aponta.

A ginasta Isabela Lopes, 17 anos, veio da Bahia e pratica a modalidade há oito anos. Já participou de três campeonatos brasileiros e destacou o espaço como o melhor local de todas as competições que participou.

“É um ginásio muito bom, dá até para comparar com estrutura de ginásios internacionais, incrível, principalmente pelas luzes. Quando lançamos os aparelhos, as luzes aqui ficam nas laterais, o que dá segurança para praticarmos os movimentos”.

Elaine Nagano, diretora técnica da Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul e Coordenadora do Centro de Treinamento de Ginástica – Rose Rocha, fala da importância de sediar um evento como esse em Campo Grande..

“É importante para nossa ginástica, momento que somos vistos nacionalmente, massifica e dá visibilidade à modalidade, uma oportunidade para a população conhecer o esporte e mostrar o glamour que tem a ginástica rítmica”, pontua.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Odair Serrano, o espaço é um local bem visto, pela beleza e conforto que proporciona aos atletas e à população.

“O ginásio está sempre em boas condições e a cada evento buscamos adequar da melhor maneira para atender as equipes. A tranquilidade do local proporciona à população mais conforto. São vários eventos realizados no Guanandizão durante o ano. É gratificante levar o entretenimento para a população e alavancar o esporte. Colocamos em nosso calendário esportivo vários eventos para que a população tenha muitas opções”, pontua Odair.

A disputa do campeonato brasileiro será em duas categorias, adulta e Copa Brasil Loterias Caixa de Conjunto – categoria juvenil. Ao todo serão 141 atletas, de 53 clubes do país, abrangendo 17 estados.

Do campeonato participam grandes nomes da modalidade, como: Bárbara Domingos, Geovanna Santos, Maria Eduarda Alexandre, Vitoria Guerra e Andressa Jardim. A Copa Brasil Loterias Caixa de Conjunto – categoria juvenil conta com a participação de 09 clubes/conjuntos, cerca de 50 atletas e abrangendo 5 estados.

O Poliesportivo Avelino dos Reis, mais conhecido como Guanandizão, foi construído em 1984 pelo Governo do Estado e passou a ser administrado pela Prefeitura de Campo Grande a partir de 2012.

A arena tem capacidade para receber mais de 8 mil pessoas. Este ano, o local já foi palco de grandes shows, como Marisa Monte, Dire Straits, Roberto Carlos e de campeonatos municipais e estaduais.

Além de campo de futebol, o complexo conta com quadras poliesportivas, pista de caminhada e academia ao ar livre.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS