Futsal | Com Prefeitura de Dourados | 07/03/2024 09h42

Torneio de Futsal Feminino marca lançamento do programa em Dourados

Compartilhe:

A Prefeitura de Dourados, por meio da Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e o Governo do Estado, através da Fundesporte, firmaram convênio para implantação do Programa Povos Indígenas: Esporte, Lazer e Cidadania. O objetivo do projeto é promover atividades esportivas e recreativas nas aldeias do município.

O lançamento do programa acontece no próximo sábado (9), às 8h, com a realização do 1º Torneio de Futsal Feminino, na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu. A competição é uma proposição da Coordenadoria Municipal da Mulher que, entre outras ações, faz parte das comemorações do Dia da Mulher na Reserva Indígena. “Essa é uma forma de lembrarmos que o lugar da mulher é onde ela quiser, independente da cultura em que ela estiver, além de dar visibilidade para a atuação das mulheres indígenas no esporte”, diz a coordenadora Andreia Bonito.

Segundo ela, durante a competição monitores vão fazer atividades com as crianças para que as mães possam aproveitar o ambiente esportivo e também festivo. “Esse torneio foi pensado visando a valorização da participação das mulheres no esporte, visto que o mesmo fornece a elas uma rede de proteção mútua, que é tão importante no enfrentamento à violência contra a mulher, fortalece a auto estima e traz valorizaçãoda presença da mulher no esporte, quebrando as barreiras do preconceito e da discriminação da mulher, completa Andréia.

O Torneio de Futsal Feminino será disputado com seis ou oito times formados por atletas que já trabalham nas atividades de iniciação esportiva desde outubro de 2023, mas também é aberto para mulheres da comunidade.

Programa Povos Indígenas

Segundo o diretor-presidente da Funed, Luís Arthur Spinola Castilho, o programa prevê o desenvolvimento de diversas atividades e modalidades esportivas. “Nosso plano de trabalho engloba a contratação de profissionais de educação física para implantar escolinhas de iniciação esportiva ao vôlei, futsal e futebol. Além disso, propõe-se a realização de manhãs de lazer, com atividades recreativas e realização de torneios ao longo do ano de 2024”, explica.

Os participantes das escolinhas recebem kit esportivo, com chuteira, meião, caneleira, camiseta, bolas, garrafa térmica entre outros materiais esportivos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS