Futebol Feminino | Assessoria CBF | 09/04/2024 13h32

Arthur Elias prevê grande jogo contra o Japão no Torneio SheBelieves

Compartilhe:

O técnico da Seleção Brasileira, Arthur Elias, concedeu na segunda-feira (8) uma entrevista coletiva antes do confronto contra o Japão pelo Torneio SheBelieves,. As duas equipes se enfrentam nesta terça-feira (9), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Lower.com, em Columbus (EUA). A partida faz parte da preparação do Brasil para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, em julho. O Japão será um dos adversários do Brasil na fase de grupos do torneio olímpico.

"Vamos desfrutar da partida. Jogaremos em um grande campo, rápido, que nos favorece. Enfrentaremos uma equipe que vai nos avaliar em todas as fases do jogo, que é uma grande seleção, muito sincronizada e eficiente dentro do campo. Precisamos aproveitar esses jogos fortes para ir criando consistência e fazer as avaliações necessárias", disse Arthur Elias.

Comentando sobre a abordagem tática que pretende adotar, o treinador destacou a necessidade de alguns ajustes em relação ao estilo de jogo japonês.

“Faremos poucos ajustes em relação à equipe japonesa. Elas têm uma uma posse às vezes muito estendida, com muita troca de passe e com muita movimentação de todas as jogadoras. Foi a equipe que mais correu em distância percorrida na última Copa", disse o treinador

“Elas têm associações rápidas, além de ser uma equipe que trabalha muito bem para tentar uma chance mais clara de gol e com esse controle também de desgastar o adversário. Mas temos as ideias que eu estou desenvolvendo com o grupo da Seleção Brasileira. Sabemos que temos muito a melhorar, mas eu vejo um caminho muito promissor e de entendimento cada vez maior de todas as jogadoras”, acrescentou.

O treinador enfatizou a necessidade de adaptabilidade e compreensão das variações táticas durante o jogo, especialmente quando enfrentando adversários com diferentes estilos de jogo, que é o caso do Japão.

"O posicionamento é sempre importante, mas a gente tem essa alternativa quando se tem uma pressão agressiva porque é um espaço que se abre ou a gente faz esse espaço. Abrir estratégias. Foi algo que usamos contra o Canadá e vamos precisar identificar qual a estratégia do adversário e quais espaços já estão disponíveis."

Com sua quinta convocação à frente da Seleção, o treinador também ressaltou a importância do trabalho em equipe e da tomada de decisão coletiva, aspectos que estão sendo aprimorados a cada período de convocação.

"Isso faz parte de treinamento de entendimento de tomada de decisão coletiva com sincronia que é o que a gente busca sempre mesmo que ainda com pouco tempo de treinamento como a gente tem aqui na seleção. Acho que elas têm entendido bem e estamos aproveitando muito com tantas trocas entre e durante as convocações.”

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS