Futebol Europeu | Correio do estado | 03/04/2006 11h31

Nova Andradina festeja sucesso do guarda-redes Moretto

Compartilhe:

Nova Andradina (MS) - Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona e da seleção brasileira, já não é mais unanimidade nacional. Pelo menos para grande parte dos cerca dos 38 mil habitantes da cidade de Nova Andradina, localizada a 298 quilômetros de Campo Grande, que estará torcendo pelo "guarda-redes" Marcelo Moretto, do Benfica. A equipe lusitana enfrenta o representante espanhol nesta quarta-feira em jogo válido pela Copa dos Campeões.

Natural da cidade de Eldorado/MS, o goleiro Marcelo viveu desde os 9 anos de idade na cidade de Nova Andradina, onde atualmente reside toda a sua família. Antes, porém, passou por Sinop, em Mato Grosso, onde ficou por pouco tempo.

No ano de 1993 a família morou em Campo Grande, e Marcelo, então com 9 anos de idade, deu os primeiros passos como atleta de futebol, na posição de goleiro, atuando na Escolinha do Pelezinho.

"São tantos garotos que já passaram pela escolinha nestes 20 anos que não dá para lembrar de todo mundo. Mas o sobrenome Moretto não é muito comum e tenho alguma lembrança. Para nós é gratificante e nos deixa até emocionados", disse Júlio César, o Pelezinho.

Depois desta passagem por Campo Grande, a família Moretto radicou-se definitivamente em Nova Andradina, com Marcelo passando a disputar torneios amadores, sempre aparecendo com destaque.

Aos 15 anos de idade, após ser campeão de um torneio amador na cidade, decidiu fazer um teste no Guarani de Campinas, sendo aprovado e ficando por um ano na equipe bugrina. Posteriormente iniciou a sua trajetória por inúmeras equipes, passando pelo Londrina, Portuguesa de Desportos, Brasiliense, Sport Recife, São José, Noroeste de Bauru e XV de Novembro de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, de onde saiu para a Europa.

Seu primeiro clube no Velho Continente foi o Salgueiros, passando posteriormente pelo Felgueiras, Vitória de Setúbal e agora Benfica. No ano passado, ainda pelo Vitória, foi campeão da Taça Portugal e no final da temporada, por 16 rodadas, foi o goleiro menos vazado da Europa.

A valorização do passe de Marcelo foi das maiores. O Vitória adquiriu o seu passe junto ao Felgueiras por 25 mil euros e na transferência para o Benfica, o valor subiu para 1 milhão de euros, tendo assinado um contrato até o ano de 2011.

Atualmente, moram em Nova Andradina o pai, a mãe, dois irmãos e outros familiares. O tio, Tito, é vereador na cidade. O irmão mais novo, André Moretto, de 18 anos, conhecido como Morettinho, atualmente é goleiro titular da equipe júnior do Vitória de Setúbal com grandes chances de subir para o time B profissional.

"A cidade toda vai parar na próxima quarta-feira. Aqui talvez seja o único lugar no Brasil que a torcida é contra o Ronaldinho Gaúcho. Queremos ver o sucesso do Marcelo", afirma o orgulhoso pai, Luis Carlos Moretto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS