Futebol Europeu | UOL | 19/02/2008 15h26

Base olímpica da Seleção pode ter papel decisivo da Liga

Compartilhe:

São Paulo (SP) - A seleção olímpica do Brasil poderá ter papel decisivo na Copa dos Campeões deste ano. Além dos prováveis três jogadores com mais de 23 anos estarem na disputa (o zagueiro Juan, o meia-atacante Kaká e o atacante Robinho), vários jovens atletas brasileiros viverão seu momento mais agudo na carreira européia recente.

O maior exemplo disso é Pato. O jogador do Milan foi inscrito na competição para o mata-mata. Com a contusão de Ronaldo, a posição dele no ataque do atual campeão do torneio ganha ainda mais importância. Ele ainda não disputou uma partida oficial da Uefa.

Outros atletas que provavelmente estarão na lista final do técnico Dunga para os Jogos de Pequim, como os laterais Rafinha (Schalke) e Marcelo (Real Madrid) e os volantes Anderson (Manchester United) e Lucas (Liverpool), são ótimas opções para seus treinadores.

Outro jogador acima de 23 anos cotado para tentar o ouro inédito na Olimpíada é o goleiro Júlio César, da Inter de Milão, que pegará o Liverpool.

Um problema desde já para a CBF é a liberação de atletas que atuam em grandes clubes europeus para a seleção olímpica. Os times não são obrigados a ceder seus atletas, uma vez que a Fifa não organiza os Jogos.

Na última Copa dos Campeões, o Milan conquistou o título com uma base bastante envelhecida. A média de idade do time titular de Carlo Ancelotti era de cerca de 30 anos. Agora, o Milan vai descobrindo aos poucos novas soluções. Pato e Paloschi são exemplos.

O Arsenal, rival do Milan, possui elenco bastante técnico e moço. O destaque do time, um dos melhores jogadores da Europa hoje, é o espanhol Fábregas, que tem só 20 anos.

Cristiano Ronaldo e Messi, outros potenciais candidatos a melhor jogador do nobre torneio europeu, também possuem pouca idade. O português do Manchester United está com 23 anos. Já a estrela argentina do Barcelona tem 20 _o time catalão tem exaltado outra promessa Bojan, 17, atleta que já vem ofuscando Ronaldinho.

Outros jovens que podem roubar a cena nesta fase decisiva da Copa dos Campeões são Fernando "Niño" Torres (Liverpool, 23 anos), Wayne Rooney (Manchester United, 22) e Karim Benzema (Lyon, 20).

Robinho, com seus 23 anos, vive talvez seu melhor momento no Real Madrid. Porém, contundido, deve torcer por veteranos como Raúl, 30, e Van Nistelrooy, 31, contra a Roma.

Alguns veteranos da Copa dos Campeões (sem contar os atletas brasileiros) estão se colocando de prontidão para a Olimpíada. É o caso de Van Nistelrooy, da Holanda.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS