Futebol Europeu | Gazeta Esportiva.Net | 20/02/2008 14h44

Barça visita Celtic com "trio fantástico" e Gaúcho no banco

Compartilhe:

Glasgow (Escócia) - No jogo mais importante da temporada para o Barcelona até o momento, o técnico Frank Rijkaard terá sua força máxima. Nesta quarta-feira, às 16h45 (de Brasília) em Glasgow, o time catalão visita o Celtic pela partida de ida das oitavas-de-final da Copa dos Campeões e pela segunda vez desde agosto contará com seu "quarteto fantástico" relacionado. Ronaldinho Gaúcho, contudo, começará o duelo na reserva.

A última vez em que o brasileiro esteve ao lado de Messi, Eto'o e Henry em uma relação foi no jogo contra o Racing, resultando em empate sem gols. Desta vez, o camisa 10 será o único "desfalque" da milionária linha de frente azul-grená, mais uma vez por opção de Rijkaard.

Assim como em diversas outras partidas do ano, Ronaldinho terá de assistir do banco de reservas o desempenho do trio de ataque formado por Messi, Henry e Eto'o, que volta de contusão sofrida quando defendia Camarões na Copa da África. Os três serão a principal esperança do Barça em marcar gols fora de casa e poder atuar na partida de volta, na Espanha, com uma boa vantagem.

A maior arma do representante da Catalunha na Champions, contudo, estará nos pés de Deco. O meia luso-brasileiro será o responsável pela manutenção da posse de bola pedida por Rijkaard para voltar da Escócia com um resultado positivo. O treinador holandês dá a ordem lembrando dos difíceis confrontos com o Rangers na primeira fase - 0 a 0 na Escócia e 2 a 0 em Barcelona

"O Celtic, como qualquer clube escocês, se fecha bem no setor defensivo. Sabemos que não vamos ter vida fácil na Escócia e não será fácil chegar ao gol do rival. Teremos que ter paciência para encontrar espaços, valorizar a posse de bola para não sermos surpreendidos nos contra-ataques e também não desperdiçarmos oportunidades claras de gol", recomendou Deco, transmitindo as palavras de seu comandante.

E os prognósticos do brasileiro naturalizado português devem ser confirmados em campo. A escalação do Celtic deve contar apenas com McDonald sozinho no ataque e a defesa fica protegida por quatro jogadores e Scott Brown como último obstáculo na cabeça-de-área. Tudo para, ao menos, repetir a dificuldade imposta ao Milan nas oitavas-de-final da última temporada.

"Sempre penso que podemos ganhar. Nós fizemos boas apresentações contra o Milan na última temporada, quando eles tiveram que ir à prorrogação para se classificar. Também já jogamos contra outros grandes times e grandes jogadores como Scholes, Giggs, Cristiano Ronaldo, Kaká, Pirlo nos últimos anos e fomos bem. Respeitamos os grandes jogadores, mas não tememos ninguém", definiu o técnico Gordon Strachan.

Além do confronto com os italianos em 2007, os escoceses também guardam na memória a eliminação que impuseram ao Barça na Copa da Uefa em 2004. Por isso, Strachan confia na possibilidade de parar o estrelado time catalão.

"Nós só queremos competir. Você só se diverte quando compete e nós esperamos que consigamos competir e nos divertir. Durante o jogo, temos que tentar e dar aos nossos bons jogadores uma base para jogarem bem", finalizou o esperançoso comandante do Celtic.

FICHA TÉCNICA
CELTIC-ESC X BARCELONA-ESP

Local: Celtic Park, em Glasgow (Escócia)
Data: 20 de fevereiro de 2007, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Peter Fröjdfeldt (Suécia)
Assistentes: Stefan Wittberg e Henrik Andren (ambos da Suécia)

CELTIC: Boruc; Caldwell, Naylor, McManus e Odea; Scott Brown, McGeady, Nakamura, Donati e Vennegoor; McDonald
Técnico: Gordon Strachan

BARCELONA: Valdés; Puyol, Milito, Rafa Márquez e Abidal; Touré, Iniesta e Deco; Messi, Eto'o e Henry
Técnico: Frank Rijkaard

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS