Futebol | Com Federação de Futebol MS | 02/04/2024 13h36

Presidente da CBF abre pré-temporada de árbitros de elite

Compartilhe:

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou na noite desta segunda-feira (1) da abertura da pré-temporada de árbitros de elite do futebol brasileiro. Em seu discurso, Ednaldo falou sobre os investimentos da entidade na arbitragem, elogiou o trabalho da Comissão de Arbitragem e cobrou mais avanços nesta temporada.

Os treinos da primeira turma terão duração até a próxima sexta-feira (5). O grupo conta com 54 árbitros selecionados. Entre eles, está o sul-mato-grossense Paulo Henrique Salmázio.

“A pré-temporada é muito importante. Assim como os atletas, os árbitros precisam de treinamentos. A CBF tem sido a confederação que mais tem investido na qualificação da arbitragem, que conta com uma comissão muito bem preparada comandada pelo Wilson Seneme. Sei que já avançamos muito, mas ainda não estamos satisfeitos com os avanços que tivermos. A gente tem que ter um arbitragem que possa ser padronizado, que interprete igual, já que as regras são as mesmas”, afirmou o presidente da CBF.

“Espero que possamos ter um ano diferente do que aconteceu em 2023, onde houve assim muitas reclamações de arbitragem. Ninguém acerta 100 %, mas a gente sabe que muitas reclamações tiveram fundamentos. E exatamente essas que tinham fundamentos que têm que ser realmente bem trabalhadas nesta pré-temporada para que não sejam repetidas”, completou Ednaldo Rodrigues.

Iniciada nesta segunda-feira, a preparação é direcionada para árbitros de campo e do VAR e envolve aulas durante todo o dia. O grupo de profissionais será dividido com o objetivo de otimizar os treinamentos.

Na terça-feira (2), a Comissão também fará uma palestra sobre primeiros socorros para reforçar a importância dos temas, além dos treinamentos no campo e no VAR.

“O curso é extremamente importante. O presidente Ednaldo Rodrigues falou coisas bastante importantes e diretas do que ele viu, da melhoria que a arbitragem precisa para esse ano de 2024. Os árbitros estão conscientes disso. Sabem pela autocrítica do time arbitragem, o que a gente fez de bom e o que a gente fez de ruim”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.

“Precisamos melhorar para esse ano. A gente vai trabalhar fortemente para ter um ano de 2024 com muito mais qualidade de prestação de serviço para os clubes. É importante essa autocrítica, reconhecer e trabalhar constantemente”, concluiu Seneme.

Treinos no campo serão realizados no Clube da Aeronáutica (CAER), com a condução de instrutores da CBF (Alício Pena, Hilton Coutinho, Emerson Carvalho, Regildênia Moura e Ricardo Marques) e de outras federações (Vidal Cordeiro-BA, Marrubson Freitas-DF, Antônio Pereira-GO, Anderson Gonçalves-PR, Leandro Vuaden-RS, Kleber Gil-SC, Patricio Loustau-SP e Adriano Carvalho-TO).

O estudo e prática do VAR será feito no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). No hotel onde estarão hospedados, os árbitros revisarão conceitos com Dario Ubriaco, ex-árbitro uruguaio e hoje instrutor da FIFA.

“Gostaria de agradecer e felicitar a CBF pela iniciativa da pré-temporada, que é muito importante para preparar os árbitros para o torneio brasileiro, que é muito difícil. O objetivo deste tipo de curso é trabalhar no campo de jogo, analisar situações e, sobretudo, para fazer uma boa arbitragem, para tomar decisões corretas e, no final, fazer um futebol melhor:, disse Dario Ubriaco, acrescentando elogios aos árbitros brasileiros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS