Futebol | Com Fundesporte | 02/02/2024 13h54

Governo de MS garante fortalecimento de clubes e do Estadual 2024

Compartilhe:

Convênio que garante apoio financeiro do Governo de Mato Grosso do Sul aos clubes de futebol do Estado para a disputa do Campeonato Sul-mato-grossense de 2024 foi assinado nesta quarta-feira (17), na sala de reuniões da Governadoria, em Campo Grande. O recurso tem como finalidade exclusiva pagamento de custos de viagem, uniformes, materiais de treino e arbitragem, não podendo ser aplicado para outro fim.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em conjunto com a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), assinou o convênio de apoio financeiro.

Neste ano o campeonato, terá apoio financeiro de R$ 1.212.120,00, o valor teve um reajuste de quase R$ 200 mil em relação a 2023. O campeonato tem início no dia 21 de janeiro e término no dia 21 de abril, e ocorrerá nas seguintes cidades: Costa Rica, Campo Grande, Coxim, Dourados, Aquidauana, Sidrolândia, Ivinhema e Corumbá.

“Estamos aqui para a assinatura desse convênio com a Federação e com todos os clubes, um apoio fundamental do Estado de Mato Grosso do Sul para o futebol sul-mato-grossense. O compromisso não é só apoiar via convênio, é de criar condições para que tenhamos times despontando cada vez mais também no cenário nacional”, destaca o governador Eduardo Riedel.

As disputas começam com quatro confrontos, a partir do domingo (21). No Grupo A, Coxim encara a Portuguesa em sua sede, no Estádio André Borges. Enquanto isso, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, ocorre a partida entre Náutico e Costa Rica.

No Grupo B, Ivinhema e Novo duelam no Estádio Saraivão, enquanto isso, no Estádio Douradão, a equipe anfitriã recebe o Corumbaense. O convênio realizado é para cobrir diversos gastos das equipes durante a competição, como hospedagem e alimentação em jogos como visitantes, taxas de arbitragem e custos com materiais esportivos, incluindo uniformes.

“O Governo do Estado é o maior patrocinador do esporte e do futebol de Mato Grosso do Sul. Não podemos também esquecer dos termos de fomento firmados para disputas em 2023. Apoiamos o Operário na Série D, o campeonato feminino, vários outros torneios. Isso mostra que o Governo está comprometido com o desenvolvimento do esporte”, comenta Herculano Borges.

Campeonato 2023

Na final do ano passado, realizada no dia 30 de abril, o campeão do Futebol Estadual foi o Costa Rica, que ganhou do Operário. Jogando em casa, no Estádio Laertão, o Costa Rica empatou em 1 a 1 com Operário e conquistou o título de campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2023, conquistando assim o segundo título da história. Na solenidade final também foram realizadas premiações para atleta revelação, artilheiro, melhor jogador de linha e goleiro, além do melhor técnico.

Em 2023, além de colocar o segundo troféu estadual em sua galeria, a Cobra do Norte colocou-se no calendário nacional do futebol na próxima temporada. A equipe do interior disputará em 2024 a Série D do Campeonato Brasileiro, a Copa Verde e a Copa do Brasil, esta que também contará com a participação do finalista Operário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS