Futebol | Com Federação de Futebol MS | 06/12/2023 10h12

Estadual 2024 terá pênaltis no mata-mata e Federação divulga tabela

Compartilhe:

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e os representantes dos clubes participantes se reuniram nesta terça-feira (5) para a realização do Conselho Arbitral. No encontro, em Campo Grande, foram discutidos detalhes do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. A competição começa no dia 21 de janeiro e tem os jogos finais marcados para os dias 14 e 21 de abril, conforme tabela divulgada.

O formato do Campeonato Estadual é o mesmo que foi disputado neste ano. Os dez clubes são divididos na primeira fase em dois grupos e jogam dentro da chave em ida e volta, todos contra todos. Quatro de cada grupo avançam para as quartas de final e o lanterna é rebaixado para Série B. As fases de quartas de final, semifinal e a decisão são disputadas em confrontos eliminatórios em ida e volta.

Mata-Mata e Pênaltis

Como o formato neste ano não pode ser alterado, os clubes optaram por uma alteração no desempate nas fases eliminatórias. Em 2023, os times com melhores campanhas tinham a vantagem de decidir o confronto em casa e de se classificar no caso de igualdade em pontos e nos critérios de desempate.

No próximo Estadual, permanece a vantagem do mando de campo na partida de volta, mas, em caso de igualdade, o classificado será apontado em disputa de pênaltis nas fases de quartas de final, semifinal e na final.

“Essa é a única alteração decidida pelos clubes em relação ao campeonato deste ano. No mais, o regulamento é o mesmo”, explica Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competição.

Tabela

Após a reunião do Conselho Arbitral, a FFMS já divulgou a tabela básica do Campeonato Estadual, com a primeira fase começando no dia 21 de janeiro, domingo. No Grupo A, os dois jogos acontecem às 15h. No Estádio André Borges, o Coxim AC recebe a AA Portuguesa; em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, jogam Náutico FC e Costa Rica EC. O Operário FC não joga e estreia na segunda rodada, dia 24, contra o Coxim.

No Grupo B, às 15h, o Ivinhema FC recebe o Novo FC no Estádio Saraivão. No Estádio Douradão, às 15h30, o Dourados AC joga contra o Corumbaense FC. O Aquidauanense FC não joga na primeira rodada, estreando na segunda, em casa, dia 24, contra o DAC.

A primeira fase termina no dia 10 de março. As quartas de final acontecem dias 17 e 24 de março, a semifinal tem rodadas dias 31 de março e 7 de abril, e a final dias 14 e 21 de abril.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS