Futebol | Com Prefeitura de Costa Rica | 06/12/2023 11h09

Costa Rica EC se prepara para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024

Compartilhe:

Na última terça-feira, dia 5 de dezembro, o presidente do Costa Rica Esporte Clube (CREC), André Baird, participou da reunião do Conselho Arbitral organizado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). O encontro, que aconteceu no Hotel Internacional, em Campo Grande/MS, reuniu os dirigentes dos clubes que vão disputar a Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 2024.

Segundo André Baird, a busca pelo bicampeonato começou logo após a conquista do Estadual deste ano. O presidente do Costa Rica EC afirmou estar confiante em um Estadual muito competitivo em 2024 e garantiu que a equipe entrará em campo com o objetivo de conquistar o título mais uma vez. De acordo com ele, a Comissão Técnica já está pronta e 90% do elenco já foi definido, uma vez que o trabalho de captação de jogadores começou imediatamente após o título de 2023.

A reunião foi comandada pelo presidente da Federação, Francisco Cezário, e pelo vice-presidente e coordenador de competições da entidade, Marco Tavares. Além do Costa Rica EC, estiveram presentes os presidentes do Operário FC, Aquidauanense FC, Ivinhema FC, Novo FC, Dourados AC e dos times que subiram da Série B este ano: Corumbaense FC, AA Portuguesa e Náutico FC. Apenas o Coxim AC não enviou representantes, justificando problemas na viagem para a Capital.

O presidente da Federação, Francisco Cezário, acredita que a competição do próximo ano será repleta de grandes jogos. Ele destaca o retorno do Corumbaense e a estreia da AA Portuguesa e do Náutico, dois clubes que disputarão a Série A pela primeira vez. Cezário também ressalta a importância de os clubes se adequarem à nova Lei do Futebol, tendo seus estádios aptos para receber os torcedores e buscando mais apoio de empresas privadas.

Durante o encontro, foram discutidos detalhes do regulamento para o Campeonato Estadual e também a participação da TVE na transmissão dos jogos para todo o Estado. Marco Tavares, vice-presidente da FFMS, esclareceu dúvidas em relação à nova Lei Geral do Esporte.

Em relação ao formato da competição, o Campeonato Estadual de 2024 seguirá o mesmo modelo da edição de 2023. Os dez clubes participantes serão divididos em dois grupos na primeira fase, com jogos de ida e volta entre todos os integrantes de cada chave. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, enquanto os lanternas são rebaixados para a Série B. As fases de quartas de final, semifinal e a decisão serão disputadas em confrontos eliminatórios, também em jogos de ida e volta.

O campeão do Campeonato Sul-Mato-Grossense garantirá vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro. Já o vice-campeão terá vaga na Copa do Brasil.

A divisão dos grupos ficou definida da seguinte forma: no Grupo A estão Operário, Portuguesa, Náutico, Coxim e Costa Rica, atual campeão. Já no Grupo B estão Aquidauanense, Corumbaense, Novo, Ivinhema e DAC.

Os finalistas do campeonato de 2023, Costa Rica e Operário, esperam repetir o feito e fazer uma campanha vitoriosa na competição do próximo ano. O presidente do Costa Rica EC, André Baird, afirmou estar confiante em um Estadual muito competitivo em 2024 e garantiu que a equipe entrará em campo com o objetivo de conquistar o título mais uma vez. Segundo o presidente do Operário, Nelson Antônio, o clube sempre entra na disputa pelo título e desta vez não será diferente. O objetivo é levantar a taça de campeão e conquistar a 13ª conquista do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

Com a preparação já em andamento e o planejamento em estágio avançado, o Costa Rica EC está confiante em mais uma boa campanha no Campeonato Estadual de 2024. A expectativa é de um torneio disputado e emocionante, com grandes jogos e a presença de torcedores nos estádios. Resta aguardar o início da competição para saber quem será o grande campeão do futebol sul-mato-grossense.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS