Futebol | Assessoria CBF | 20/02/2024 14h38

Copa Betano do Brasil começa nesta terça-feira com dois jogos

Compartilhe:

A Copa Betano do Brasil começa nesta terça-feira (20) com dois jogos: Porto Velho (RO) x Remo (PA), em Porto Velho, às 16h30; e Nova Venécia (ES) x Botafogo (SP), em Águia Branca, às 20h.

Competição mais inclusiva do Brasil, a edição de 2024 vai estabelecer um novo recorde de premiação. As cotas de todas as fases foram reajustadas acima da inflação. Além da premiação milionária, o campeão garante vaga na Libertadores de 2025.

"A Copa Betano do Brasil é a competição mais inclusiva da história. Torcedores de todas as partes do país vão se mobilizar a partir desta terça-feira para vibrar pelos seus clubes. O formato consagrado do mata-mata da competição garante emoção até o final. Com o apoio dos nossos patrocinadores, estamos conseguindo a cada ano tornar a competição cada vez mais atraente do ponto de vista esportivo e financeiro", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

"Tenho a certeza que a edição de 2024 será ainda mais sensacional para clubes e torcedores", completou.

SETE CAMPEÕES

A primeira fase da Copa Betano do Brasil contará com 80 clubes. Nessa etapa, serão 40 confrontos. As equipes que entram em ação neste primeiro momento classificaram-se por estaduais ou critérios estabelecidos por federações locais. Sete campeões (Cruzeiro, Sport, Vasco, Internacional, Juventude, Criciúma e Corinthians) começarão nesta fase.

A definição do classificado vai se dar em jogo único, na sede da equipe em posição inferior no Ranking Nacional de Clubes (RNC). Em caso de empate, o time visitante avança no torneio.

Na segunda fase, esses 40 clubes se enfrentam também em jogo único, com uma mudança: se houver empate, a vaga será definida em cobranças de pênaltis.

Já a terceira fase será formada por 32 clubes – os 20 egressos das duas fases iniciais e mais os 12 times classificados diretamente por critérios técnicos, já com jogos de ida e volta, sistema que prosseguirá nas oitavas, quartas, semifinais e na decisão da Copa Betano do Brasil.

NOVE ESTREANTES

A edição de 2024 da Copa Betano do Brasil conta com nove equipes estreantes: Água Santa-SP, Amazonas-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Grêmio Sampaio-RR, Itabuna-BA, Manauara-AM, Olaria-RJ e Petrolina-PE.

A Copa reúne clubes de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal.

Num país com dimensões continentais, pode-se ter a ideia da abrangência da competição citando a distância entre as sedes de São Raimundo e Grêmio Atlético Sampaio (GAS), dois clubes de Boa Vista, em Roraima, e a casa de Caxias e Juventude, dois times de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

São 5.300 quilômetros que separam essas duas cidades, numa viagem de carro que levaria em torno de 73 horas. Essas quatro equipes estão na Copa do Brasil de 2024.

Para efeito de comparação, uma viagem de carro de Lisboa para Moscou, atravessando de uma ponta a outra a Europa, corresponderia a uma distância aproximada de 4.600 quilômetros, num percurso estimado de 50 horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS