Eventos | Da redação | 20/10/2006 12h04

UCDB realiza mais uma edição do Esporte e Lazer na Comunidade

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Continua neste sábado, 21 de outubro, a partir das 8h, o projeto Esporte e Lazer na Comunidade, realizado pelo curso de Educação Física da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) periódicamente no Parque Ayrton Senna, voltado para os moradores do bairro Aero Rancho e região. A novidade é que desta vez, a atividade não será direcionada apenas para crianças, mas também vão envolver os adultos.

Segundo a coordenadora Luciane Coelho Rabel, os esportes fazem parte da formação das crianças, onde o objetivo principal é desenvolver o espírito de cooperação entre os participantes e não apenas a competição. A supervisão conta com 32 acadêmicos do curso, orientados para desenvolver as atividades, os quais se revezam na monitoria das modalidades.

História - Desde 2003, o projeto oferece para a população, a prática de voleibol, basquetebol, futsal, ginástica, caminhada orientada, avaliação física, natação e hidroginástica. O horário é de terça a sexta-feira, das 6h às 11h e das 14h às 17h. Para participar basta ir até o parque e preencher a ficha de inscrição com nome, endereço, telefone e CPF. Periodicamente, aos sábados, a partir das 8h, são realizados eventos de quadra e "aulões" de ginástica e hidroginástica, abertos a toda a comunidade.

"Os eventos esportivos são oportunidades que as crianças encontram para mostrar suas habilidades", isso é muito interessante, pois o processo de sociabilização está inserido nele, explica Valmir Rabel, professor responsável pelos esportes de quadra no projeto. A cada evento organizado pelo projeto, aumenta a adesão da população fazendo com que o projeto tenha mais responsabilidades. Seguindo os ensinamentos de Dom Bosco, o projeto não apenas tem dado atenção às crianças e jovens, mas também tem um carinho especial com a 3° idade que participa ativamente.

O sucesso das atividades do projeto que tem parcerias entre UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e SEJEL (Secretaria de Estado, da Juventude e do Esporte e Lazer), oportunizado não só aos acadêmicos uma interação com a população, mas também a formação de hábitos saudáveis na população, como as caminhadas orientadas e avaliações físicas. Atualmente atua na avaliação física e caminhada, mas já á participou orientando as aulas de basquete e hidroginástica.

"As experiências que temos adquirido no projeto, mostram a realidade das propostas que o curso que optei em fazer propõe como saúde e qualidade de vida", comenta Wilson Anderson de Almeida do 1º semestre, atleta de vôlei de praia há 10 anos, que atua no projeto instrutor. "É um processo novo para mim, e meus colegas, onde as experiências do dia-dia, o conhecimento dos professores e a os livros nos ensinam para saber ensiná-las".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS