Esporte Universitário | Luciano Pinheiro | 24/11/2018 14h00

Com mudança de local, 3ª edição do Jiufms começou nesta sexta-feira

Compartilhe:
Jogos de vôlei foram iniciados na manhã deste sábado no Poliesportivo Dom Bosco (Foto: Carol Antonelli) Jogos de vôlei foram iniciados na manhã deste sábado no Poliesportivo Dom Bosco (Foto: Carol Antonelli)

Foi aberta nesta sexta-feira (23) a 3ª edição dos Jogos Interatléticas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Jiufms). Com 22 atléticas representando diferentes cursos da instituição, a disputa dos jogos começou neste final de semana e termina no dia 08 de dezembro.

A abertura foi realizada no ginásio Moreninho, a partir das 18h, e contou com desfile das delegações e apresentações da equipe de cheerleaders, Bluecats, e das baterias das atléticas da UFMS.

As atléticas participantes competem em 8 modalidades, sendo 5 coletivas (Futsal, Futebol Society, Basquete, Handebol e Vôlei) e 3 individuais (Natação, Tênis de Mesa e Xadrez).

Para a diretora de esportes da Atlética das Engenharias UFMS (AAAENG), Amanda Negreli, 21, os jogos universitários são uma ótima forma de integração e uma maneira de aliviar o estresse causado pelos estudos da faculdade.

Com uma rotina de treinos de longa data, a expectativa para esta edição do torneio é alta. "Nos preparamos o ano inteiro e procuramos treinar todas as modalidades. A gente espera continuar invicto e ser campeão de novo", finaliza.

Atlética das Engenharias UFMS (AAAENG) foi a grande campeã do JIUFMS 2017, com a Atlética de Direito UFMS (CANAAA) em 2º lugar e a Atlética de Economia UFMS (AAA XIII de Agosto) em 3º.
(Foto: Amanda Franco/EJ Brava)

GOTEIRAS

As modalidades de Basquete e Vôlei tiveram suas disputas realocadas para o Poliesportivo Dom Bosco por conta de problemas estruturais nas quadras da UFMS. A Coordenadoria de Cultura e Esporte (CCE) da UFMS chegou a realizar reformas para evitar esse tipo de problema, mas ação se mostrou insuficiente.

De acordo com a presidente da Liga das Atléticas da UFMS (Laufms), Gabriela Depiné, 21, as obras chegaram a mudar o mês de realização dos jogos, inicialmente marcado para setembro, justamente por conta do período de chuvas.

“A liga se reuniu com as atléticas e escolheu o mês de setembro para não termos problemas com chuvas. Quando falamos para a UFMS, eles pediram para realizarmos depois porque as obras das quadras já estavam agendadas e que iriam dar uma estrutura melhor para a gente. O que não aconteceu”, comenta.

Com o alagamento das quadras, a Laufms foi obrigada a fazer a mudança repentina para o Poliesportivo Dom Bosco. Isto provocou uma alteração no calendário de partidas e já causou adiamento do fim dos jogos em uma semana. Anteriormente previsto para o próximo domingo (02), o último dia do torneio será em 08 de dezembro.

Reformas realizadas pela UFMS foram insuficientes para evitar o alagamento das quadras.
(Foto: Divulgação/LAUFMS)

Por conta das chuvas que atingiram a cidade de Campo Grande, enormes poças d'água se formaram nas quadras da Cidade Universitária, na UFMS. Por enquanto, as partidas de Futsal e Handebol continuam previstas no ginásio Moreninho. Os jogos de Futebol Society acontecem na Chácara Bonança, situada na avenida Roseira, nº 732 – Jardim Leblon.

Nos esportes individuais, o Colégio Elite MACE, localizado na rua Íria Loureiro Viana, nº 60 – Vila Glória, sedia as disputas de Natação e Tênis de Mesa, enquanto o Xadrez será realizado na Academia de Xadrez e Robótica, na rua Paraíba, nº 836 – bairro Jardim dos Estados.

ORGANIZAÇÃO

O Jiufms 2018 é realizado pela Liga das Atléticas da UFMS, formada por representantes das atléticas dos diferentes cursos da instituição. Nesta edição, a UFMS entrou com apoio, através da Coordenadoria de Cultura e Esporte, na reforma das quadras, arbitragem, premiação, segurança e unidades de primeiros socorros.

O tabelamento atualizado dos jogos pode ser visualizado através deste link.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS