Esporte Universitário | Com UFMS | 20/06/2019 11h57

Atletas da UFMS destacam-se em competições estaduais

Compartilhe:

Na última semana, ocorreram as competições das modalidades coletivas dos Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul. A Universidade participou com equipes no futsal, handebol, basquetebol e vôlei. “Entre as competições de nível universitário, essa é a mais importante no Estado e a UFMS participou em todas as modalidades”, comenta o professor do curso de Educação Física, Joel Saraiva Ferreira.

De acordo com o professor, as equipes campeãs participarão da fase regional dos Jogos Universitários Brasileiros. “Mato Grosso do Sul vai disputar na Conferência Sul que congrega equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, explica.

Dentre as modalidades disputadas pelos times da UFMS, o voleibol e o handebol obtiveram destaque. No vôlei, o time masculino foi campeão e o feminino ficou em segundo lugar. As disputas ocorreram entre os times da UFMS e da UCDB, Unigran e UFGD.

“Considero um bom resultado, até porque, comparativamente com as instituições privadas, os treinamentos ocorrem com menor frequência e priorizamos, além do alto rendimento, o fomento ao esporte universitário”, ressalta Joel, que também é treinador das equipes de voleibol.

No handebol, a equipe feminina da UFMS foi a única inscrita e, por isso, considerada campeã, participando também da fase regional, que acontece entre os dias 19 e 24 de agosto, em Maringá, no Paraná.

(Foto: Divulgação/UFMS)

A equipe masculina conquistou o segundo lugar nos Jogos. Na modalidade do basquete, o time feminino ficou com o segundo lugar e o masculino com o terceiro. No futsal, a equipe da UFMS ficou com o terceiro lugar.

As disputas ocorreram entre os dias 12 e 14 de junho, no Centro de Treinamento da Funesp e no ginásio da Uniderp e foram promovidas pela Federação de Esporte Universitário de Mato Grosso do Sul.

Natação

Não foi apenas nos esportes coletivos que a UFMS se destacou. Individualmente, o atleta Pedro Viana, acadêmico do curso de Engenharia de Produção conseguiu índices para participar dos Jogos Universitários Brasileiros de 2019 nas três provas das quais participou. Pedro recebe incentivo do bolsa-atleta e participou do Campeonato Estadual de Inverno de Natação, que ocorreu no último final de semana.

Na prova de 200 metros medley, Pedro ficou em segundo lugar, com tempo de 2’21’’43. Na de 50 metros borboleta, o atleta também conquistou o segundo lugar, com tempo de 27’’58. Na prova de 100 metros borboleta, o tempo foi de 1’00’’77.

Para o coordenador de Cultura e Esporte, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Junior Vagner da Silva, os resultados refletem o empenho dos treinadores e atletas envolvidos, assim a política de apoio e fomento ao esporte implementadas pela Universidade, que envolvem financiamento de participação em eventos esportivos, custos com anuidade junto à Federação, além do programa bolsa-atleta, materiais esportivos e da viabilização de espaços para o treinamento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS