Esporte Ágil | Vitor Yoshihara/Da redação | 02/07/2012 16h32

Rádio Clube: sintonizado em dívidas

Compartilhe:

Ganância? Falta de planejamento e investimento? É difícil apontar as razões para a situação que passa atualmente o Rádio Clube em Campo Grande. O maior clube social da região Centro-Oeste acumula dívidas R$ 17 milhões de reais e deve vender uma de suas sedes para quitar o que deve. Enquanto acontece isso, pergunto o que clubes como Pinheiros, em São Paulo (SP), Curitibano, em Curitiba (PR), e Minas Tênis, em Belo Horizonte (MG), têm em comum? Todos fazem sucesso e atraem cada vez mais atletas e principalmente famílias afim de aproveitarem suas estruturas.

O Clube Curitibano oferece 34 modalidades esportivas, além de atividades e eventos culturais que envolvem dança, música, teatro, salão fotográfico, escola de idiomas e artes, e até mesmo uma biblioteca. O Pinheiros, com seus 112 anos de existência, conta com 38 mil associados, com uma movimentação média de 6 mil pessoas por dia. São 15 modalidades esportivas recreativas e 21 competitivas, além de mais de mil funcionários que integram o quadro de pessoal, incluindo técnicos, professores e outros. O clube conta ainda com a promoção de 650 eventos por ano, além de diversos cursos, palestras e sessões de cinema.

Já o Minas Tênis reúne atividades esportivas, culturais e de lazer para seus cerca de 73 mil associados (soma de 22 mil cotistas mais dependentes). Se fosse uma cidade mineira, o clube seria a 27ª em arrecadação. O Minas oferece cursos esportivos em 21 modalidades, somando cerca de 11 mil alunos só nesse quesito. Nas áreas social e cultural, o Minas realiza, anualmente, mais de 300 eventos, entre grandes festas com shows de artistas consagrados, espetáculos de música, dança, teatro, exposições de artes plásticas, palestras, viagens e torneios esportivos recreativos.

E nosso Rádio Clube, o que oferece? O restaurante, no centro da cidade, que já foi referência, hoje está abandonado. O bar, logo ao lado, palco de festas que davam lucro aos cofres do clube, pouquíssimas vezes recebe eventos. E os esportes oferecidos? Natação, boxe, ginástica olímpica, tênis, judô, karatê e futebol ainda é pouco. Academia, dança, sauna e piscinas fecham o quadro de atrações do clube. Isso sem contar a "gafe" cometida no último Réveillon, quando foi cobrado um convite super-caro para uma festa, prometendo uma série de coisas, e na hora do evento quase nada foi cumprido, causando a revolta de quem estava no local. Desse jeito fica difícil atrair novos sócios.

O atual presidente da instituição, Omar Ayoub, comparou o Rádio Clube com uma "Ferrari sem gasolina". Olhando os outros clubes do Brasil, acho que seria uma Ferrari velha e quebrada. O Rádio já foi referência na cidade, mas infelizmente parou no tempo. A venda da sede Cidade vai ser decidida pelos sócios patrimoniais em assembléia no dia 31 de julho. Potencial para voltar a ser um grande clube com certeza tem, assim como exemplos para se espelhar.

Obs: Este texto também serve para o Tênis Clube e para o Clube União.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS