Esporte Ágil | Vitor Yoshihara/Da redação | 17/12/2012 00h47

O "fator Gebara"

Compartilhe:

Hoje podemos falar, sem sombra de dúvidas, que nossa melhor atleta que treina em solo sul-mato-grossense, em todas as modalidades, chama-se Camila Gebara.

A judoca douradense vem acumulando títulos e mais títulos nesses últimos anos, sendo que seus feitos serão reconhecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro, que dará a ela esta semana o prêmio de melhor atleta da última edição das Olimpíadas Escolares.

Mas uma questão que gira em torno da atleta me chama a atenção: será ela a prova de que podemos formar SIM esportistas de ponta no Estado? Ou será ela um "fenômeno" do esporte?

Neste fim de semana, Camila participou da seletiva da Confederação Brasileira de Judô que definiu a seleção brasileira adulta para 2013. Infelizmente, a judoca não se classificou. Mas só o fato dela já competir na categoria nos surpreende muito, já que ela tem apenas 17 anos e não treina em nenhum centro de referência nacional - ela treina clube Sakurá, em Dourados. Um fenômeno, certo?

Nos últimos anos, o trabalho feito pela Federação de Judô de MS pode ser considerado exemplar em alguns aspectos. A própria entidade organiza vários campeonatos durante o ano, dando cada vez mais experiência e intercâmbio para nossos atletas, além de ajudar quando pode na viagem dos principais judocas para fora do Estado. Vale lembrar que além de Camila, inúmeros judocas também vem se destacando na base escolar nacional e internacional.

Será que para Camila dar o "salto" para o alto rendimento ela terá que deixar MS? Ou nosso poder público e nossos empresários vão olhar com mais carinho para ela e consequentemente para todos os outros esportistas? Vamos ter que esperar 2013 para saber.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS