Entrevistas | Gabriel Sato | 22/08/2020 06h21

Pioneiro do krav maga em MS é o entrevistado do Esporte Ágil TV

Compartilhe:

Você conhece o Krav Maga? Muitas pessoas ouvem falar sobre essa arte, mas grande parte delas não sabem o que realmente é. Seria uma luta? Uma Arte Marcial? Pois bem, o Esporte Ágil TV conversou com o instrutor-chefe e pioneiro do Krav Maga em Mato Grosso do Sul, Giulio César Del Duca, para esclarecer e descobrir o que é essa arte.

Em 2015, César se mudou para o Mato Grosso do Sul, e trouxe o krav maga para o Estado. Ele foi o pioneiro na arte em MS, e relata que o número de praticantes da arte de defesa pessoal aumenta no Brasil e na América Latina. Mesmo sendo novo, 226 sul-mato-grossenses foram graduados e formados no estado, e dois são instrutores.

De acordo com César, o Krav Maga é uma arte de defesa pessoal criada em Israel por Imi Lichtenfeld, na década de 40, e adotada por forças de segurança e civis no mundo inteiro. Seu objetivo é dar a qualquer pessoa, independente de sexo, idade ou porte físico, a capacidade de se defender contra qualquer tipo de agressão: armada ou desarmada, contra um ou vários agressores, em pé ou no chão. Segundo o instrutor, essa arte de defesa pessoal não é considerada arte marcial, e por isso, não existem competições por não possuírem regras. No krav maga, tudo vale para você voltar para casa vivo.

A Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) é a maior do mundo, e por utilizar movimentos naturais do corpo humano, o aprendizado dos praticantes costuma ser rápido. Movimentos baseados, único e exclusivamente nas movimentações naturais do corpo humano, facilitam para que os praticantes aprendam as técnicas com eficácia.

O instrutor conta que mesmo conhecendo a arte demorou para iniciar as aulas, mas após entrar nesse 'mundo', ficou viciado. “Conheci o krav maga quando eu estava em Brasília, trabalhando na segurança presidencial. Fiquei lá de 2000 a 2003, e conheci o primeiro faixa preta do centro-oeste, Adalberto Dias. Quando fui fazer o curso de Segurança e Proteção de Autoridade, da Polícia do Exército, encontrei o Dias, e diariamente eu dava carona a ele até a academia, depois do curso. Ele encheu tanto a minha cabeça que fui fazer uma aula experimental.”

Para ele, o krav maga é como se fosse ‘cachaça’ é viciante, e todo dia você aprende técnicas novas. “O Krav Maga é uma filosofia de vida, ele tem um significado individual, cada pessoa tem um significado do que é o krav maga para ela, ele faz com que o indivíduo mude seus hábitos no dia-dia e ele muda sua postura em todos os aspectos, seja no serviço, com a família e amigos.”

Giulio César é o entrevistado do Esporte Ágil TV (Foto: Oscar Daniel)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS