Entrevistas | Lucas Castro | 12/04/2019 15h55

Esporte Ágil TV recebe Andréia Albuquerque, presidente da Federação de Handebol de MS

Compartilhe:

O handebol sul-mato-grossense é conhecido por ser bem forte a nível nacional. No entanto, um diferencial chama a atenção: não só atletas são formados aqui, mas também árbitros. Este aspecto específico deve-se à oferta constante de cursos de arbitragem, promovidos pela Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul (FHMS).

Andréia Albuquerque, atual presidente da entidade esportiva, é um exemplo bem claro neste cenário da modalidade no estado. Além de atleta, ela seguiu a carreira de árbitra, a nível Brasil e, por muitos anos, foi Diretora de Arbitragem da FHMS. Inclusive, nós do Esporte Ágil sempre noticiamos frequentemente os cursos de arbitragem ministrados pela instituição. E são muitos.

Mato Grosso do Sul é demasiadamente respeitado por outras unidades federativas do país e pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Não só por ser um centro revelador de atletas e árbitros, mas também por sediar eventos significativos, como treinamentos das seleções olímpicas em 2000 e 2004, além de amistosos de respeitados países, entre eles Alemanha, Argentina e Itália.

Uma questão que se deve notar é que não recebemos muitas mulheres, que chefiam as federações esportivas de Mato Grosso do Sul, em nossa bancada. Nesta edição do programa, Andreia Albuquerque aborda, além do trabalho que vem sendo realizado no estado para manter este “respeito” sul-mato-grossense na modalidade e do desenvolvimento das categorias de base, como é ser mulher na presidência de uma instituição, num país que não respeita como deveria alguém do gênero feminino em cargos expressivos, “acima dos homens”.

Confira a entrevista do Esporte Ágil TV:

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS