Entrevistas | Lucas Castro | 26/03/2019 10h41

Esporte Ágil TV aborda a sinuca em Mato Grosso do Sul

Compartilhe:

Quem disse que sinuca não é esporte? Visto, muitas vezes, como uma prática presente em bares e botecos, vinculada à “bebedeira”, a sinuca ainda é mal vista.

No entanto, a sinuca foi formalizada como modalidade esportiva em 1988 e, atualmente, sua prática é regulamentada por federações estaduais e pela confederação nacional, além da sulamericana e internacional.

Assim como o futebol no Brasil, a sinuca é um esporte que, quem nunca jogou, pelo menos já assistiu a uma partida. O esporte, todavia, ainda precisa desenvolver-se como prática, “ganhar respeito” e ser reconhecido pelos órgãos responsáveis pela destinação recursos para entidades esportivas.

Carlos José Lopes Fernandes, formado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é apaixonado pela sinuca, por influência de seu pai. Assim como tantos brasileiros, Carlos, quando pequeno, via seu pai jogar com amigos e, com o passar dos anos, aprendeu.

O educador físico presidiu, durante muito tempo, a Federação Sul-Mato-Grossense de Sinuca e Bilhar, que hoje está inativa. Atualmente, ele é membro da Associação Sul-Mato-Grossense de Sinuca (ASMS). Ao Esporte Ágil TV desta edição, Carlos José Lopes Fernandes fala a respeito da desmistificação do esporte, do papel desempenhado frente à Federação e das perspectivas para a sinuca em Mato Grosso do Sul.

Confira a entrevista:

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS