Entidades Esportivas | Da redação | 03/10/2009 08h51

"Tio Eduardo" recebeu homenagens em Aquidauana

Compartilhe:

Aquidauana (MS) - A história do esporte em Aquidauana tem figuras inesquecíveis. São homens e mulheres que fizeram além da mera obrigação de cumprir suas responsabilidades. Na noite desta sexta-feira (02), por ocasião da abertura dos XXXII Jogos da Primavera, no Ginásio Poliesportivo, a historiografia esportiva resgatou o nome do professor Eduardo Botelho da Silva, o "Tio Eduardo" como era chamado, numa homenagem feita pelo Governo Municipal, através de sua Fundação de Esportes (FEMA).

Uma placa especial foi entregue a Dona Aidê Borges da Silva, sua esposa, com uma mensagem de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em vida por Eduardo, ex-professor da Escola Estadual Cândido Mariano, onde foi técnico de handebol e voleibol. Ele também foi técnico da seleção de handebol do MS. Em Aquidauana, o filho da pequena Qualá-SP foi professor de vários profissionais de educação física, entre eles Airton Cunha, Ademar, Tié, Guto,Urco, Alfredinho, Bogalú, Tonha, Eder, Micoin e Orestes.

Alguns detalhes da vida do homenageado, que faleceu em dezembro de 2008, foram lembrados, como a difícil trajetória para concluir o curso de educação física. Eduardo tinha que trabalhar em Rancharia durante o dia e a noite pegar carona na estrada pra ir a Presidente Prudente, distante 100 km. Na fase local de sua história, destacou-se como um grande amigo dos terena, sendo professor na Escola do Limão Verde, o que lhe valeu o aprendizado da língua nativa. Por essas e outras razões não se pode contar a história do esporte aquidauanense, sem lembrar do "Tio Eduardo".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS