Diversos | Com Fundesporte | 09/02/2023 09h54

Fundesporte é parceira de campanha que ressalta a importância da saúde ocular

Compartilhe:

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), é parceiro da campanha “Visão no Esporte”, que estimula a conscientização sobre a importância da saúde ocular na prática de atividades físicas.

Realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a ação objetiva mobilizar médicos, gestores, atletas e o público em geral acerca dos cuidados com a saúde ocular na prática esportiva, tanto em competições de alta performance, quanto em grupos amadores.

A campanha terá seu auge no sábado (11), a partir das 9 horas (horário de MS). Na oportunidade, ocorrerá uma maratona transmitida pelo canal da entidade no YouTube (youtube.com/CBOftalmologia) com a exibição de entrevistas, debates e depoimentos com esclarecimentos sobre o tema.

Na avaliação do presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, é comum que as pessoas associem a prática esportiva e de exercícios físicos ao cuidado com a saúde. No entanto, pouca atenção é voltada à saúde ocular. Pensando nisso, a campanha abordará assuntos pouco discutidos pelo grande público, com programação em que serão esclarecidas dúvidas sobre uso de óculos de proteção, o impacto de erros refrativos no desempenho esportivo, a indicação de cuidados nas atividades ao ar livre e as medidas para evitar traumas oculares, entre outros.

Programação

Com uma grade de assuntos pensada para atingir diferentes públicos, a campanha “Visão no Esporte” promoverá ainda debates em torno de políticas públicas. Dentre os participantes, estão previstas as participações de representantes do Ministério da Saúde e dos Conselhos de Secretários de Saúde (de Estados e dos Municípios), assim como porta-vozes de entidades médicas, de confederações desportivas de várias modalidades e especialistas no assunto. Nestas rodadas, pretende-se identificar alternativas para ampliar o acesso da população ao atendimento oftalmológico, o que pode oferecer maior segurança à saúde dos praticantes.

Na programação também estão previstas as presenças de atletas, influenciadores e médicos especialistas que vão falarão sobre a interação entre a saúde ocular e o esporte. Dentre os assuntos pautados estão a importância do acompanhamento oftalmológico, da adesão aos hábitos saudáveis e dos cuidados com a visão durante a prática de atividades físicas. Questões como primeiros socorros em caso de trauma ocular, avaliação de atletas de alta performance e papel das equipes multidisciplinares nesses atendimentos também serão analisados.

Serviço

Campanha “Visão no Esporte”

Data: 11 de fevereiro (sábado)

Horário: a partir das 9 horas (horário de MS)

Transmissão: www.youtube.com/CBOftalmologia 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS