Diversos | Com Prefeitura de Dourados | 13/03/2023 13h52

Dourados participa do primeiro Festival Surdolímpico em Campo Grande

Compartilhe:

Com apoio da Prefeitura de Dourados, 20 pessoas embarcaram no último final de semana para Campo Grande, para participar do primeiro Festival Surdolímpico, promovido pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e destinado exclusivamente a surdos.

As disputas no futebol society, handebol e badminton, aconteceram no ginásio poliesportivo da Vila Almeida, região oeste da Capital. “Quatro das nossas meninas se destacaram no handebol e foram orientadas pelo surdoatleta olímpico e treinador de handebol a desenvolverem suas técnicas,pois possuem potencial para representar seleção Surdolímpica”, comemorou a intérprete e representante da CIL (Central de Interpretação de Libras), Alexandra Mara Pereira.

Para Alexandra, o esporte é uma ótima ferramenta quando o assunto é inclusão. “Uma iniciativa extremamente importante para a comunidade Surda, não apenas com o intuito de incentivar a prática esportiva, mas também no quesito representatividade, ao trazer para evento profissionais e atletas surdos para as práticas e palestras”, declarou.

Os atletas foram acompanhados de profissionais da Central de interpretação de Libras e agora, estão em busca de um treinador para participar da seletiva que ocorrerá em agosto.

No Brasil existem quase 10,7 milhões de deficientes auditivos, segundo censo de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, a surdez em si não implica em restrições à prática de atividade física e não existem esportes mais ou menos adequados para surdos. Entretanto, as limitações linguísticas e comunicacionais podem dificultar a compreensão e o relacionamento, interferindo na aprendizagem e no comportamento do indivíduo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS