Diversos | Com Prefeitura de Costa Rica | 28/09/2023 13h30

Capacitação em Jogos promove a Educação Física em Costa Rica

Compartilhe:

No período de 21 a 23 de setembro, aconteceu em Costa Rica, no auditório Profª Edna Maria Jacinto da Silva na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o curso teórico prático em Jogos e Brincadeiras entre Desafios e Possibilidades em diferentes contextos educacionais. O evento foi destinado aos profissionais de educação física, acadêmicos e da Educação Infantil e teve como objetivo geral capacitar esses profissionais, fornecendo-lhes conhecimentos e habilidades no uso de jogos e brincadeiras como ferramentas educacionais.

O curso foi realizado ao longo de três dias, com uma carga horária total de 20 horas/aula. Na quinta-feira, o curso aconteceu no período noturno, já na sexta-feira, as aulas foram ministradas nos períodos matutino e vespertino, e no sábado pela manhã.

Durante o curso, foram abordados diversos temas relacionados aos jogos e brincadeiras, como conceitos e definições, classificação, etapas da vida, diferentes espaços para a prática, planejamento, organização e execução de propostas lúdicas, além das possibilidades de vivências lúdicas. O conteúdo foi ministrado por profissionais especializados na área, visando proporcionar aos participantes uma formação completa e abrangente.

Um dos destaques do curso foi a presença da professora mestre Cláudia Diniz de Moraes Heleno, que trouxe conhecimentos atualizados sobre o brincar na atualidade. A participação da professora enriqueceu ainda mais o aprendizado dos participantes, proporcionando um olhar mais aprofundado sobre o tema.

Conforme o coordenador do Desporto Escolar, professor Rubens Pereira Lima, para os participantes, o curso foi uma excelente oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Através das atividades práticas e teóricas, eles puderam expandir seus conhecimentos e adquirir novas habilidades no uso dos jogos e brincadeiras como ferramentas educacionais. Tivemos participação de Costa Rica, Figueirão e Chapadão do Sul.

Espera-se que os participantes possam agora aproveitar ao máximo as oportunidades de aprimoramento profissional oferecidas por este evento. Com as novas habilidades adquiridas, eles estarão melhor preparados para atuar no campo da educação física, utilizando os jogos e brincadeiras de forma lúdica e educativa.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Unidade Pedagógica e de Formação (UFP), a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETESCC), com o apoio do Governo do Estado para 100 acadêmicos e profissionais da Educação Física.

O curso em Jogos e Brincadeiras entre Desafios e Possibilidades em diferentes contextos educacionais foi, sem dúvida, um sucesso, proporcionando aos participantes uma formação de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento da educação física e infantil no município de Costa Rica. O evento demonstrou a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem e ressaltou a necessidade de capacitação constante dos profissionais da área.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS