Diversos | Com CG Noticias | 01/11/2023 12h08

Alunos movimentam o Parque Ayrton Senna no Aulão do Outubro Rosa

Compartilhe:

Com energia contagiante, alunas e alunos do Programa Movimenta Campo Grande – projeto da Fundação Municipal de Esportes (Funesp)- participaram do ‘Aulão do Outubro Rosa’ nessa segunda-feira (30), no Parque Ayrton Senna. O aulão ocorreu em prol de uma causa nobre: a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no evento, com muito movimento, música e, acima de tudo, solidariedade.

O Parque Ayrton Senna, conhecido por seus espaços verdes e atividades físicas, transformou-se em um palco de dança coletiva. O evento iniciou com uma sessão revigorante de alongamento, preparando os participantes para as atividades que viriam em seguida. Os alunos, movidos pela música e pela determinação, mergulharam em uma sessão de Zumba e Fitdance, explorando ritmos animados e coreografias envolventes.

A iniciativa, organizada pela Funesp, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esporte e Lazer (DDEL), além de conscientizar sobre a importância da atividade física na prevenção do câncer de mama e também cria um ambiente onde o entendimento floresce por meio da dança e da alegria compartilhada.

Além de proporcionar uma experiência divertida e energizante, o aulão no Parque Ayrton Senna reforça a ideia de que a conscientização pode ser eficaz quando combinada com atividades que inspiram e unem as pessoas. Os participantes não apenas dançaram; eles expressaram solidariedade, apoio e por meio dos movimentos, criando uma sinergia única que elevou o espírito coletivo.

Thaiane Aparecida da Silva, 51 anos, auxiliar de logística, disse que faz atividade na Fundação há 10 anos. Para ela, as oficinas de dança ajudam no tratamento mental e físico. “Este tipo de aula é muito importante para minha saúde. Na pandemia eu fiquei dentro de casa em depressão e as atividades on-lines das professoras da Funesp me tiraram do buraco. O contato com as amigas e professores aqui no parque são importantes.”

Maura Maria de Souza, assistente social, pratica dança e participa de grupo de corrida. Está há sete anos fazendo atividades físicas. A dança a ajudou a complementar seu tratamento do câncer de mama. “Aqui temos interação, distração, saímos um pouco da rotina, faz muito bem. Eu já fui vítima do câncer de mama em 2015. Era maligno, tratei e depois logo em seguida ao tratamento comecei a prática de atividade física, porque tomava muito medicamento e havia a quimioterapia. Precisava fazer alguma coisa”.

Jessica Bastos de Souza, professora que oferece zumba e treino funcional na Funesp, afirma que o evento socializa as alunas, as comunidades e os bairros. Segundo ela, é fundamental que a comunidade local conheça o parque. “Organizamos esse evento porque a maioria dos frequentadores são mulheres e o câncer de mama, na maior parte atinge esse grupo de pessoas. Então deixamos elas em alerta com informações para se cuidarem. Passamos informações sobre onde está tendo exames gratuitos, trocamos informações.”

O diretor-presidente da Fundação, Maicon Mommad, destacou a ação como um grande benefício à saúde física e de conscientização. “Esse evento não apenas celebrou a vitalidade da vida, mas também destacou a importância de estar ativo, saudável e unido na luta contra o câncer de mama. As alunas e alunos, juntamente com o Programa Movimenta, deixaram uma marca, lembrando a todos nós que a conscientização pode ser tão cativante quanto inspiradora.”

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS