Ciclismo | Rosália Silva | 25/01/2005 18h00

Sem patrocínio, Enio embarca na 5ª para prova nacional

Compartilhe:

Com o objetivo de participar do maior número de provas nacionais este ano, o ciclista Enio da Silva Oliveira (Lojas Progresso, Farmácia Phormularium e Quadrabar Speedplay), de 37 anos, embarca nesta quinta-feira para Mato Grosso. No Estado vizinho, o ciclista disputará o II GP Superprestígio de Ciclismo Olímpico, representando MS na categoria máster "A".

A competição será no sábado e domingo, com 250 quilômetros de percurso: passando por Várzea Grande a Poconé e de Cuiabá para Chapada dos Guimarães. Também estarão competindo atletas das categorias elite e júnior.

Mesmo sem contar com um patrocinador oficial, Enio este ano abriu a temporada na Copa América de Ciclismo, em Brasília. Questionado sobre os sonhos que deseja realizar na modalidade, Enio não hesita em afirmar que este ano trará o troféu da Volta de Goiás, e no próximo ano será campeão Brasileiro. 

O ciclista vem treinando forte para a competição. Segundo Enio, todos os dias ele pedala entre 120 e 150 quilômetros, percorrendo principalmente as saídas para Rochedo e para Sidrolândia, ou o mini-anel. Enio parte nesta quinta-feira a noite para Mato Grosso, com retorno programado para dia 31 de janeiro. 

Apoio
Enio explica que começou a disputar provas de ciclismo em 1986, quando ficou em terceiro lugar na VII etapa do Estadual de Novatos. Pedalou por diversas cidades do Brasil, conquistando vários títulos, até 1988, quando parou de competir por falta de patrocínios. Dezesseis anos depois, já com um diploma na mão, voltou às pistas.

Fez um verdadeiro check-up médico, porque segundo ele agora ele participa como atleta profissional e é acompanhado por um médico nutricionista e especialista em medicina ortomolecular.

Hoje, aos 37 anos, Enio reconhece que é mais difícil conseguir patrocínio. "A preferência é para o ciclista que está começando", afirma. Nada que desanime o atleta, que sai para treinar duas vezes por dia. 

No ano passado, o atleta ficou com o quinto lugar na quinta etapa da Copa Kombate em Campo Grande, sexto lugar no Estadual de Resistência e no Estadual Circuito, ambas as disputas pela categoria máster. Além do 13º lugar na Volta do Pantanal, oitavo na Taça das Prefeituras em Goiás e foi campeão do IX GP 20 de Dezembro, na categoria open, em Dourados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS