Ciclismo | Lucas Castro | 07/08/2019 16h00

Douradense fatura a prata no ciclismo contrarrelógio do Pan de Lima

Compartilhe:

O douradense Magno do Prado Nazaret, de 33 anos, faturou a medalha de prata no ciclismo de estrada contrarrelógio dos Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima, no Peru. O ciclista de Mato Grosso do Sul completou a prova de 37 quilômetros com a marca de 46m17s44. Esta é sua primeira participação na competição intercontinental.

O campeão foi Daniel Poveda, da Colômbia, que encerrou o circuito em 44min22s71, 1min54s73 mais rápido que o sul-mato-grossense. José Aguilar, do Chile, completou o pódio na terceira colocação, com o tempo de 2min2s80.

O outro representante do Brasil na prova, Rodrigo Nascimento, terminou em 13º lugar, entre os 20 que disputaram o contrarrelógio. Ele fez a marca de 48min49s65.

Nazaret afirma que as condições da prova, disputada no Circuito San Miguel, não foram as melhores. Segundo ele, havia muito vento, o que exigiu muito da concentração dos participantes.

“A prova de contrarrelógio individual sempre é uma prova dura porque o atleta tem que largar forte e terminar mais forte ainda. Nos momentos de descida, não pode relaxar, tem de fazer as curvas com bastante cautela para não perder tempo. É difícil manter a concentração com o coração com 200 batidas por minuto. É uma prova que exige muito da concentração do atleta, mas é minha especialidade, eu gosto muito dessa prova", disse Nazaret, ao site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (Cob).

O douradense comemorou a colocação, em uma modalidade em que os colombianos têm muita tradição e favoritismo. O segundo lugar coroa um período de muito trabalho para o brasileiro, que esteve nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, mas ficou de fora do Pan de Toronto, no Canadá, em 2015 e dos Jogos Olímpicos de Verão do Rio de Janeiro, em 2016. "É uma sensação muito boa, sensação de dever cumprido e satisfação imensa de representar o Brasil. Estou muito feliz de conseguir essa prata na minha estreia em Jogos Pan-Americanos".

Em seu primeiro Pan, Narazet buscou a prata (Foto: Jonne Roriz/Cob)

A prata no contrarrelógio é a quarta medalha do Brasil no ciclismo, que subiu ao pódio em todas as modalidades até o momento. No mountain bike (MTB), Henrique Avancini ficou com a medalha prateada e Jaqueline Mourão, com a bronzeada. Na pista, a equipe masculina verde e amarela garantiu o bronze na prova de velocidade.

Nazaret faz parte da equipe brasileira há um tempo considerável. O atleta é caracterizado por ser contrarrelogista e escalador/montanhista, tipo de corredor na modalidade. Seu clube, atualmente, é o São José dos Campos (Carrefour Funvic Soul Cycling Team).

Nazaret é tricampeão do Campeonato Brasileiro de Contrarrelógio, ao vencer a competição nas edições de 2011, 2015 e 2017. Em 2012, venceu a Volta Ciclística de São Paulo e a Volta do Uruguai. Dois anos depois, reeditou o título da competição na capital paulista. Na Volta de San Juan, na Argentina, neste ano, o atleta de Dourados-MS ficou na segunda colocação.

Em maio deste ano, o atleta de Mato Grosso do Sul esteve em Hidalgo, no México, para disputar o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada. Ele finalizou a prova de contrarrelógio na quinta posição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS