Ciclismo | Da redação/com Dourados News | 28/08/2013 10h36

Atividades reúnem adeptos de modalidades do ciclismo em Dourados

Compartilhe:

Dourados (MS) - Ao sair pelas ruas de Dourados no final da tarde é fácil notar que, além dos usuários tradicionais da bicicleta, existem grupos que praticam o ciclismo com a intenção de fugir da rotina, prática de esporte e competição.

Contudo, existem grupos distintos de atletas no esporte. Os que curtem as trilhas estão inseridos no cross country. Outros grupos são amantes da velocidade e utilizam as bikes speed.

Em Dourados existe o grupo “XC” formado por aficionados do cross country. Atualmente participam do grupo aproximadamente 40 pessoas e nos finais de semana encaram a aventura, o cansaço e trilhas que exigem pericia e folego. O grupo foi formado há aproximadamente dois anos pelo vendedor Glauco Soler, 35.

A formação foi um sonho antigo, pois desde os 15 anos pratica o ciclismo de trilha. “Eu fazia trilha desde os 15 anos, com uns 23 comprei uma bike mais preparada e comecei a andar com uns cinco amigos. Depois de um tempo comecei a ver uns vídeos na internet mais radicais como o freeride e o downhill e começamos a partir para esse lado”, comenta Soler.

Segundo Glauco, devido ao interesse pelo downhill, ele e o pessoal que já pedalava ficaram afastado das trilhas, mas com o tempo, Soler percebeu que cross country dificilmente voltaria para Dourados.

“Percebi que o cross country não ia voltar e eu tinha que fazer alguma coisa, e comecei a comprar peças e com dois anos montei a bike. Comecei a ligar e convidar o pessoal que eu já sabia que gosta da trilha, mas estavam parados, se eu via alguém não rua com bike de trilha, eu parava a pessoa e falava que estava criando um grupo e queira o telefone dele, e assim começou. Logo depois criei o grupo no Facebook”, conta Soler.

Marcelo Mac, que trabalha em uma instituição de ensino superior de Dourados e participa do grupo, conta que pedalar é sensacional e pegar a trilha é um exercício para o corpo e a mente. “Quando você está pedalando é possível relaxar e esquecer os problemas do dia-a-dia. Você fica revigorado e pronto para encarar a rotina desgastante do dia”, conta.

Participam do grupo homens e mulheres amantes do ciclismo de aventura. As mulheres realizam, esporadicamente, o “pedal noturno" e “pedal das belas” com saída do Parque dos Ipês até o município vizinho, Itaporã. São mais de 30 quilômetros, unindo histórias, prática de exercício e muita emoção. Mas elas também participam das trilhas realizadas nos finais de semana, encarando poeira e barro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS