Capoeira | Da Redação/Com Dourados News | 20/10/2011 10h58

Mestre de capoeira de Dourados é contemplado com prêmio do governo federal

Compartilhe:

Dourados (MS) - Um dos precursores da arte da capoeira no estado acaba de ter o seu trabalho junto à comunidade sul-mato-grossense reconhecido. Aos 61 anos, Mario Alves dos Santos, o Mestre Guerreiro, foi contemplado com o prêmio “Viva meu Mestre”, idealizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e promovido pelo governo federal.

Em sua primeira edição, o prêmio tem como objetivo ajudar financeiramente mestres de capoeira em todo o país que desempenharam um papel importante na divulgação do esporte, e se encontram em idade avançada. Nascido em Sergipe, e morando em Dourados há 30 anos, Guerreiro é o mais antigo mestre de Mato Grosso do Sul. Ele mantém com muitas dificuldades a Associação de Capoeira Baiana, que atende crianças e jovens de todas as idades.

“Eu fiquei muito feliz, porque ser reconhecido pelo governo federal foi uma coisa muito grande. Isso me motiva cada vez mais, sinto que escolhi o caminho certo pra mim, eu não ganho dinheiro com isso, mas trabalho com o que gosto e levo minha experiência para os jovens, e fico realmente feliz com o reconhecimento. Esse prêmio me estimula a continuar com meu trabalho e falar para os jovens que estamos no caminho certo, que o esporte faz bem para o corpo e a mente”, diz o Mestre.

Foram 178 mestres inscritos e 100 contemplados com o projeto de assistência do governo federal à aqueles que são considerados “patrimônios vivos” da arte da capoeira em todo o território nacional.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados através da Funced, nesta quarta-feira (19) Mestre Guerreiro embarca para Brasília, onde participa da cerimônia de entrega do prêmio. Ele diz acreditar no poder de transformação social do esporte, e espera que o prêmio seja um estímulo não só para ele.

“A capoeira é uma arte capaz de formar o cidadão para a sociedade. É uma influência positiva no comportamento do dia a dia, na vida, na escola, na família, no aprendizado de limites e respeito ao próximo. Eu espero que esse prêmio não seja um estimulo só pra mim, mas para outros mestres do estado e também para aqueles que estão começando ou querem começar no esporte”, finaliza.

A sede da Associação de Capoeira Baiana, mantida pelo Mestre Guerreiro, fica na rua Bela Vista, nº 825, no bairro Jardim água Boa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS